POR UMA AMPLA INVESTIGAÇÃO MULTITUDINÁRIA A PARTIR DA BLOGOSFERA BRASILEIRA

Eu não sou jornalista profissional e nem tenho tempo e treinamento para exercer tal investigação. Mas sei que há muitos blogueiros que são profissionais especializados, têm muito mais experiência de vida e uma ampla rede social para poder dar o nome aos bois.

Assessores políticos, assessores de imprensa, advogados concursados no Ministério Público do RS e Federal , na Assembléia Legislativa do RS, na Prefeitura Municipal de POA e jornalistas não-lacaios que trabalham dentro de veículos do PIG podem servir de fontes seguras para tirar xerox e indicar links de documentos não-sigilosos que a mídia corporativa jamais publicaria à disposição da blogosfera.

Obviamente, tudo comprovado, documentado e com todas as fontes preservadas. Sem mentiras, sem meias-verdades, sem manipulação.

Pensem comigo: como comprovar, interrogar, punir, demitir e censurar tantas pessoas envolvidas em uma causa desse porte?! Afinal de contas, mesmo que isso fosse possível, a quantidade de “pitblogueiros”, repórteres, âncoras, radialistas e comentaristas comprometidos em beijar a mão do patrão e dos interesses de seus anunciantes é muito menor do que a quantidade de jornalistas acuados pela falta de opções de sustentar-se e de fazer o seu talento ser visto que poderiam vir a ser demitidos, sem contar que mesmo a reserva de mercado formada por estudantes e por desempregados seria insuficiente para que os mesmos veículos pudessem dar conta do trabalho que é noticiar tantos assuntos todos os dias no mundo inteiro.

Logo, como o consumidor de notícias não é passivo e, independentemente da  sua escolaridade, profissão, referencial cultural e poder aquisitivo, rapidamente perceberá que a qualidade do serviço pelo qual está pagando (seja através da conta de energia elétrica, da TV a cabo, de pilhas e baterias, da compra em banca ou de assinaturas) é caro demais pelo que estão recebendo.

O interesse pela busca da verdade é geral e irrestrito para todo e qualquer cidadão. Afinal de contas, mais de 80% de tudo o que se discute na sociedade é sabido através dos veículos da mídia corporativa.

Nenhum blog de direita faz isso. E jamais irão fazer. Este procedimento, sim, seria o início da verdadeira mudança de postura e de atitude para o jornalismo brasileiro. A blogosfera já pauta a mídia tradicional nos EUA há muitos anos.

A legislação quanto ao sigilo das informações, privacidade e responsabilização cível e criminal em relação a alguém que fala algo sobre indivíduos e instituições é motivo de ampla preocupação. Basta ler os exemplos citados no verbete BLOG na Wikipedia (em inglês) e seguir os respectivos links relacionados a cada um dos casos para aprofundar-se mais.

É essa a dica que eu vou mandar para o PHA, o Azenha e o Edu Guimarães do MSM.

Fico surpreso ao ver que NENHUMA faculdade e NENHUM programa de pós-graduação em Direito, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências da Computação, Filosofia, Psicologia e, acima de tudo, de COMUNICAÇÃO possuem ARTICULAÇÃO e INTERESSE para montarem museus e bancos de dados com TODA a informação disponível.

Mas eu mesmo respondo à essa pergunta retórica sem ponto de interrogação: há uma grande dependência que determina a blindagem dos mesmos anunciantes da mídia corporativa que também financiam programas de pesquisa em universidades particulares (e, pasmem, públicas também) e que têm muito a esconder. O movimento estudantil, sempre atento e ávido por poder ter um veículo que realmente represente a busca da verdade não apenas em âmbito universitário ou político mas na sociedade como um todo, até hoje foi extremamente econômico, comedido, tecnicamente deficiente e relapso em relação à sua própria produção de conteúdo na blogosfera.

Cada vez mais eu me convenço de que a impunidade é resultado não do partido A ou B, nem da declaração (ou, pelo menos, do aut-convencimento de que considera-se ser) intencional de ser “de esquerda”. E que, sem sombra de dúvida, isso vem de cima para baixo, pois os exemplos e o modus operandi oligárquico vem desde 1500.

A blogosfera é o único dentre os ambientes midiáticos onde esse trabalho voluntário, independente, descentralizado e esclarecedor pode ser feito e obter sucesso. Afinal de contas, não se depende de patrocínio e nem de mendigar espaços na mídia corporativa (que ou acabaria negando, ou permitiria censurando através de perguntas do tipo ‘bola quicando’ para os opositores da multidão emergente sentirem-se à vontade para criminalizá-los).

Caso isso seja feito com total transparência, responsabilidade e proporcione um volume muito amplo de informações, o cunho liberal das profissões de jornalista, publicitário e relações públicas será radicalmente transformado em uma outra coisa da qual ainda não sabemos o que virá a ser. E é dessa transformação que a indústria das corporações de mídia precisa para sabermos até que ponto ela é verdadeiramente interessada em ganhar dinheiro produzindo informação 100% honesta e transparente, comprometida em vender um serviço de inestimável préstimo à sociedade ao invés de reverberar a mera expressão de um mercado voltado ao consumismo, ao individualismo e à divisão social em castas.

É dessa possibilidade que já botou a cabeça para fora da água que Folhas, Estadões, Globos e RBSs da vida têm medo. Isto felizmente representa – parafraseando o título de um filme antigo – um perigo real e imediato muito mais forte do que uma quebra mundial nas bolsas, nos bancos e no domínio maior ou menor das vontades do governo (deste ou de qualquer outro).

Só assim para que essas empresas permaneçam existindo com valor de mercado, de marca e, acima de qualquer outra coisa, passem a trabalhar com o seu verdadeiro cunho liberal: o de INFORMAR, DENUNCIAR, TRADUZIR A LINGUAGEM TÉCNICA DOS DEMAIS CAMPOS SOCIAIS EM UM DISCURSO COMPREENSÍVEL PARA TODA A SOCIEDADE, SEM EXCEÇÃO.

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2 comentários em “POR UMA AMPLA INVESTIGAÇÃO MULTITUDINÁRIA A PARTIR DA BLOGOSFERA BRASILEIRA
  1. Hélio Sassen Paz disse:

    LTRAMONT: em primeiro lugar, muito obrigado por postar um comentário aqui. O debate promete ser rico! ;)

    Por acaso terias provas documentais? Blogs de quem? Quem os patrocina? De quanto é o patrocínio?

    Sei que é fácil verificar isso apenas entrando no site e verificando seus banners. Mas é preciso entrar mais profundamente nessa questão a partir de depoimentos de quem está por dentro desses trâmites.

    Outra sugestão é fazer um apanhado histórico a respeito do teor desses blogs antes e após terem recebido o patrocínio.

    Mais interessante ainda é confrontar os blogueiros de direita com suas próprias contradições. Hipoteticamente falando, como é que os blogueiros X, Y e Z pregam o neoliberalismo e o estado mínimo se apresentam banners do Banrisul em suas páginas?! Afinal de contas, trata-se de um banco público que, até prova em contrário, eles querem que seja vendido para outro de seus possíveis anunciantes – aí, com a promessa de uma verba mais gorda.

    Finalmente, se houver, quem seria esse provável anunciante, a fim de desmascarar a rede social que, por sua vez, desembocará em políticos e empresários.

    []’s,
    Hélio

  2. ltramont disse:

    Alguém saberia informar se é legal a Assembléia Legislativa do RS patrocinar BLOGs de jornalistas (diego casagrande, polibio braga, percival puggina, adao oliveira, vitor vieira, coletiva.net ). Qual seria o objetivo desses patrocínios? Qual a necessidade desses patrocínios para a Assembléia? Esses jornalistas citados têm como principal objetivo jogar a sociedade contra um partido político. UM ABSURDO TOTAL. O dinheiro dos impostos que eu ajudo a pagar financiando pessoas para me convencer a ser direitista.

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