Nada contra a Igreja Católica…


Blog do Cardoso

Mas vejam só a análise semiótica que podemos fazer a partir de um simples interruptor de luz de plástico que apresenta uma imagem tão insólita…

Será que ainda se fabrica tal artefato?! Será que a quantidade de católicos que achariam graça e não levariam a sério a pior das conotações possíveis sobre essa ilustração seria maior do que a daqueles que ficariam revoltados, chocados, deprimidos, incrédulos ou até mesmo violentos?!

A ICAR deveria saber disso? Dever-se-ia tomar alguma providência jurídica a respeito? Quem deveria processar quem? Quem deveria indenizar quem? Por quanto?

Pergunto aos juristas da blogosfera: embora haja liberdade de culto e de credo, caso seja comprovada a não-intenção de ofensa às crianças, à religião em si ou ao seu ícone-mor (Jesus Cristo, o filho criado à imagem e semelhança de Deus), qual tipo de pessoa poderia sentir-se legalmente lesada? Qual o tipo de acusação: calúnia? Difamação? Ofensa moral?!

E se o viés da Justiça optar pela ciência e pela história, que ainda não conseguiram comprovar nem a existência de Jesus Cristo, nem a veracidade de qualquer milagre atribuído a qualquer indivíduo que foi canonizado como santo?

Por outro lado, se a liberdade de credo e de culto precisa ser respeitada, mesmo que o interruptor possa não ter tido nenhuma motivação de escárnio ou humilhação de um outro credo, adeptos de outros credos (candomblé, islamismo, judaísmo, budismo, etc.) e até mesmo ateus não poderiam depois mover um processo contra a ICAR por algum motivo no qual a superexposição do caso acima acabe ofuscando a atividade de outras religiões ou até mesmo o direito de não ter religião alguma?!

Não é muito comum o PALANQUE DO BLACKÃO postar assuntos que saiam da esfera da discussão sobre a blogosfera política e sobre a sociedade midiatizada pelo viés político. Mas estou pensando seriamente em ampliar meu leque de assuntos para certas frivolidades – ou, melhor, para tentar descobrir algo sério em meio a uma situação que parece frívola.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: