[CAN’08 3] GANA 4×2 COSTA DO MARFIM

Resultado merecido pelos donos da casa, que proporcionaram uma festa maravilhosa. O time das Estrelas Negras parecia bem encaixado, até cruzar com os Leões Indomáveis na semifinal. Os Elefantes, por sua vez, jogavam o futebol mais bonito e arrasadorr da CAN 2008 até cruzarem na semifinal com os Faraós.

Gana, Costa do Marfim e Egito eram os únicos invictos até o penúltimo jogo. Camarões não inspirava muita confiança devido à sua irregularidade, pois estreara levando um sapeca-iaiá do Egito e seu técnico alemão, Otto Pfister, passou o campeonato inteiro trocando muitos jogadores de uma partida para a outra.

Desta decisão de 3º lugar, a lembrança que fica é a da intensa ofensividade de ambas as partes. Há pouco mais de um ano e meio atrás, na Copa da Alemanha, Gana classificou-se no grupo da campeã Itália, da então badalada República Tcheca e do aparentemente amadurecido futebol estado-unidense. Gana era um país estreante que era conhecido apenas por levantar canecos nos Mundiais SUB-17 e SUB-20. Única seleção africana a passar da fase de grupos, mesmo jogando bem melhor tecnicamente, sucumbiu à frieza e à experiência do Brasil: foi a derrota pelo placar mais injusto que eu já vi em um Mundial – aqueles 3×0 soaram falsos. Tanto é que, em 2007, em um amistoso no qual o Brasil estava bem mais ajeitado do que aquele amontoado de Parreira e Zagalo, o resultado foi de apenas 1×0 para os Canarinhos.

A Costa do Marfim classificara-se para a Copa de 2006 com muito respeito: destronou o “Brasil da África”, Camarões; e os logo depois coroados campeões africanos pela 5ª vez, os Faraós. Possui, até hoje, um dos melhores centroavantes do mundo, o experiente Didier Drogba, há vários anos em um dos clubes de ponta da Europa, o Chelsea; e uma jovem dupla que se completa pela solidez e qualidade técnica pelo lado direito da defesa do grande Arsenal – Kolo Touré (zagueiro) e Eboué (lateral). Os marfinenses não passaram adiante, mas pegaram um grupo no qual à exceção da bagunçada seleção sem pátria da Sérvia e Montenegro (única vitória dos Elefantes na competição), tinham nada mais nada menos do que Argentina e Holanda pela frente. E perderam de apenas um gol de diferença para cada uma dessas potências do esporte bretão.

O jogo de sábado foi um pouco mais do que um amistoso, pois ambas as seleções deixaram de se preocupar em defender-se. O espetáculo foi atraente e o resultado agradou à bela torcida ganesa que lotou o estádio da capital Acra.

Engrosso o côro: fora Egito, Nigéria e Angola (casualmente, os Faraós e as Super-Águias estão entre as maiores potências do continente, enquanto os Palancas Negras tornam-se uma realidade à medida que o PIB do país vai crescendo absurdamente e a guerra civil está praticamente debelada), todos os demais 13 participantes da fase final da CAN 2008 tiveram técnicos estrangeiros. Isso gera um choque cultural enorme, apesar de a maioria dos jogadores atuarem nas principais ligas do Velho Mundo. Além disso, fora o francês Henri Michel da Tunísia, que dirigiu a França na Copa de 1986 e conquistou o 3º lugar, todos os demais sempre foram inexpressivos em seus respectivos países.

Em 2010 tem mais! ;)

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: