[CAN’08 QF] EGITO 2×1 ANGOLA

A excelente atuação do novo contratado pelo Manchester United (que, finalmente, começou a render-se à qualidade dos atacantes africanos), Manucho Gonçalves (que será emprestado até o final da temporada para pegar ritmo de jogo no Panathinaikos da Grécia, que possui um técnico português – até com isso Sir Alex Ferguson se preocupa – impressionante!), o nº 23, não foi suficiente: apesar da bucha de fora da área (ou por causa das bolas Adidas desde a Teamgeist – da qual a Wawa Aba – que tem gerado polêmica – utilizada na CAN é uma evolução – ou porque o preparo físico do futebol contemporâneo está tornando os jogadores quase eqüinos), quem roubou a cena foi o goleiro egípcio El Hadary, do tradicional El-Ahly.

Vamos abstrair um pouco sobre a vantagem tática porém não técnica e nem física dos árabes em relação aos negros. Abstraiamos também a respeito do profissionalismo da liga egípcia e do tamanho de seus principais clubes (El-Ahly, Al-Zamalek e El-Ismaily), que estão anos-luz à frente de quase todos os clubes do continente – talvez apenas os tunisianos Etoile du Sahel e Espérance e os marroquinos Mas Fès, Raja Casablanca e FAR de Rabat estejam um ou dois degraus abaixo…

Só pra vocês terem uma idéia: o excelente técnico Hassan Shehata (melhor do que muitos brasileiros e europeus que existem por aí – e jogava muito, segundo contam) convocou para esta edição da CAN 5 jogadores do temível Ahly (detentor de 32 títulos nacionais – sendo um ênea e um hepta; atual tricampeão egípcio, bicampeão da CAF Champions League em 2004/2005 e 2005/2006, 3º lugar no Mundial de Clubes FIFA 2006 – aquele mesmo cujo campeão não é lembrado por mais de 6,4 milhões de gremistas), 4 do Zamalek (11 vezes campeão nacional, useiro e vezeiro em quebrar grandes seqüências de títulos do arqui-rival; atual vice-campeão, treinado pelo inesquecível Ruud Krol, da Laranja Mecânica que encantou o mundo nas Copas de 1974 e 1978) e 6 do Ismaily (3 vezes campeão nacional, 3º lugar na última temporada). Há uma distribuição parelha entre os três melhores clubes do país, cujos jogadores disputam campeonatos continentais todos os anos. Aliás, desde a temporada 1982/1983 quando o campeão foi o Al-Mokawloon, os títulos revezam-se sempre entre os três grandes.

…Mas El Hadary é um dos maiores goleiros árabes que eu já assisti. No mesmo nível dele, apenas o fantástico Badou Zaki, que disputou a Copa de 1986 no México por Marrocos, naquela memorável campanha que só parou na Alemanha (mesmo assim, com um gol quase chorado no final do 2º tempo, nas oitavas-de-final).

Assistam o que El Hadary fez contra Angola. Foi um jogo parelho, onde o Egito teve mais ou menos o mesmo número de chances que os angolanos. Aliás, esta partida, apesar de ter tido relativamente poucos gols e apesar de todos, sem exceção, terem dito que o Egito iria ganhar de barbada a não ser que Angola apelasse para uma retranca, teve momentos brilhantes da seleção do ótimo técnico nativo José Gonçalves.

Um adendo: outro dia, o Paulo Calçade disse na transmissão de um dos jogos da CAN pela ESPN Brasil que o futebol africano só iria evoluir taticamente no mesmo ritmo da técnica de seus jogadores quando tiver técnicos do próprio país trabalhando em alto nível. Pois nesta edição da CAN, através deste jogo em particular, ficou claro que esse trabalho de formação de treinadores é VITAL, FUNDAMENTAL, ESSENCIAL, CRUCIAL: o jogo mais difícil para ambas as partes e o único jogo no qual o Egito jogando tudo o que pode enfrentou um adversário à altura foi exatamente um duelo tático entre as duas seleções que possuem técnicos nacionais experientes.

Uma pena que Angola não tenha caído em outro cruzamento. Do contrário, poderia ter ido até a final.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: