A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

ATENÇÃO: em virtude do insucesso com o teste de uma nova ferramenta para postar no blog, o artigo original foi substituído pelo backup do texto integral integral logo abaixo. Os comentários relacionados a este assunto feitos no post deletado podem ser acessados aqui neste link.
____________________

clique aqui para ler outras postagens sobre Aziz Ab’Sáber no PALANQUE DO BLACKÃO.
____________________
Duas visões extremamente antagônicas: a do geógrafo prof. emérito da USP e colunista da revista Scientific American Brasil Aziz Nacib Ab’Sáber (para mim, um dos maiores gênios que a academia e a ciência brasileira produziram em todos os tempos) e o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes. Até aqui, li muitas opiniões de terceiros a respeito do projeto.

Não lembro de ter lido entrevista com nenhum especialista. Então, decidi ignorar o episódio da greve de fome do padre, as críticas e as considerações da Agência Carta Maior e da Caros Amigos porque há um excesso de governismo acrítico em suas manifestações. Por outro lado, vi outras manifestações que considerei interessantes no Vi o Mundo e outras no Conversa Afiada, à exceção do ufanismo, do pragmatismo e do determinismo do líder do governo na Câmara, deputado federal Geddel Lima, que só está no Governo em função de um toma-lá-dá-cá com o PMDB.

Peco por não ter tido saco pra entrevistar eu mesmo a algum professor da UFRGS ou ler o projeto nos sites do Governo Federal. Portanto, assim como ocorre com a maioria das pessoas, minha opinião é mediada e não direta, embora já tenha assistido ao vivo e feito perguntas ao prof. Ab-Sáber sobre uma exposição mais generalista que ele fez aqui em Porto Alegre no final de 1996 (clique aqui para ler a postagem relacionada).

Nenhum dos dois é mentiroso, mal-intencionado ou sequer pode ser acusado de comprometimento com as demandas da oligarquia nacional. No entanto, há que se pesar tanto a intenção do governo (Ciro) quanto a do equilíbrio ecológico e econômico sustentável – a única maneira capaz de ajudar na saúde e na educação das gerações futuras sem comprometer a natureza e a microeconomia de maneira radical daqui para a frente (Ab’Sáber).

Ciro Gomes conhece a economia do Nordeste como poucos. Aziz Ab’Sáber conhece a geografia do Nordeste como poucos (talvez apenas o saudoso geógrafo baiano Milton Santos conhecesse tanto quanto Aziz). Ambos pertencem a diferentes referências de uma elite. Elite no verdadeiro sentido da palavra, como os que uma sociedade apresenta de melhor, em qualidade elevada. A mídia e a classe média papagaia e reacionária confundem elite com oligarquia, que refere-se a que tem ou aparenta ter mais). Embora Ciro Gomes tenha dinheiro e seja famoso, ele pertence, sim, a uma elite intelectual não necessariamente empresarial ou econômica. O prof. Aziz Ab’Sáber vem de uma elite acadêmica, daquela que ainda preza e respeita muito o investimento que o Estado fez na sua formação, com o objetivo de retribuir devolvendo centenas de vezes o dinheiro que foi financiado pelo governo sob a forma de serviços relevantes para a população como um todo, representando o verdadeiro papel social de uma profissão pública.

Eu entendo as razões de Ciro Gomes. Mas entendo mais ainda as razões do prof. Ab-Sáber. A diferença é que o primeiro pensa na urgência e no curto prazo, ao passo que o segundo pensa no futuro. Pessoalmente, estou mais inclinado para o lado que o prof. Aziz defende, embora não rechace nem demonize as razões de Ciro.

Em linhas gerais, o governo encaminha mais uma ação incapaz de cortar o mal pela raiz e de direcionar a totalidade do produto desse empreendimento para quem mais precisa de maneira eficiente e barata.

Leia os seguintes textos e tire suas próprias conclusões:

VISÃO DO MINISTRO CIRO GOMES

VISÃO DO PROF. AZIZ AB-SÁBER

Abaixo, os links do portal BRASIL, do Governo Federal:

Argumentos “sérios” contra transposição do São Francisco serão considerados, diz ministro
Governo e movimentos querem ampliar discussão sobre integração de assentamentos no São Francisco
Sustentabilidade hídrica
Prefeitos de Pernambuco defendem urgência na integração do São Francisco
Integração Nacional libera R$ 19 milhões para obras em 14 Estados
____________________
clique aqui para ler outras postagens sobre Aziz Ab’Sáber no PALANQUE DO BLACKÃO.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
  1. Hélio Sassen Paz disse:

    Cássio,

    “E depois do começo o que vier vai começar a ser o fim” (Renato Russo)

    []’s,
    Hélio

  2. cassio disse:

    Caro Hélio:
    O problema me parece não ser a transposição, mas a REVITALIZAÇÃO, que deveria ser o início. Como sempre, os interesses políticos ficam no primeiro plano. Não só o Governo Federal está equivocado, mas também o foco da greve de fome do “vescovo”dom Luiz Flávio Cappio, andam de cabeça para baixo; alias como é bem característico de nosso país!
    O Rio São Francisco está sendo assoreado, como todos os rios do Brasil, pela atividade agrícola feita de modo predatório, a mineração e o desmatamento irresponsável. Não consideram o custo ambiental, que será pago pelos governos, ou seja, nós!
    No Carnaval de 2003, estive em Diamantina (MG) e passei pelo Rio das Velhas, aquele mesmo das “ENTRADAS E BANDEIRAS”. Completamente assoreado e hoje se pode atravessar à pé!
    E assim caminhamos, pelo teto e as futuras gerações é pagarão por isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: