[CAN’08 B] GOL DE NIGÉRIA 0x1 COSTA DO MARFIM

Em um jogo parelhíssimo, porém com maior iniciativa e melhor toque de bola dos Elefantes, as Águias nigerianas pouco ameaçaram, rifaram a bola para o alto em excesso ao invés de jogarem sobre a grama e fizeram faltas em excesso.

Ao contrário do que se podia imaginar, o nível técnico só apareceu do lado marfinense: os campeões de 1992 contaram com a qualidade do lateral-esquerdo Boka, campeão alemão pelo Stüttgart; do zagueiro Kolo Touré e do lateral-direito Eboué, ambos do Arsenal; dos ótimos volantes Didier Zokora (Tottenham) e Yaya Touré (Barcelona, irmão do zagueiro Kolo); do meia de ligação Arouna Dindane pelo lado esquerdo e da dupla de ataque do Chelsea, formada pelo jovem Salomon Kalou e pelo experiente e ótimo Didier Drogba.

Eles jogaram o fino, tocando a bola com muita qualidade, apesar do costumeiro exagero na força dos lançamentos e dos cruzamentos, que ora encontravam as mãos do goleiro Ejide, ora saíam direto pela linha de fundo. O inexplicável foi a escalação do meia-direita Gohouri ao invés do já experimentado e bom Keita, do Lyon, que só entrou no 2º tempo e melhorou o time.

O gol de placa de Kalou surgiu aos 66′, quando pouco se esperava das duas equipes.

Do lado nigeriano, os laterais pareceram melhores no apoio porém menos vigorosos do que seus colegas de posição laranjas. o lateral-esquerdo Taiwo, do Olympique Marseille, está em ótima fase, demonstrando tudo o que sabe na UEFA Champions League. Yobo passou certa dificuldade diante do perigoso Dindane, mas, no geral, saiu-se bem. Obi Mikel, volante que atua junto com Michael Essien (Gana) no Chelsea, demonstrou mais uma vez sua disposição na marcação e seu ótimo passe. Ainda não conhecia o volante Olofinjana, que pareceu-me um jogador razoável, mas foi ele o primeiro a ser fintado por Kalou no lance do gol.  A dupla de ataque é boa e conhecida, mas apresentou mais transpiração do que inspiração: o experimentado Oba Oba Martins e seu parceiro, o velho e bom Nwankwo Kanu (hoje no Portsmouth), bem que tentaram, mas a bola chegava ao primeiro muito mais em posição de armar do que de concluir. Aliás, o meia Yakubu e o lateral Yobo são colegas no Everton.

Comparando com o jogo de abertura entre Gana x Guiné, este jogo foi bem melhor, embora ainda tenha deixado a desejar. Na África, equipes de alto nível que se respeitam não arriscam, mas tampouco estudam muito o adversário: preferem dar chutões para o alto, a fim de reduzir as chances de levar um contra-ataque em velocidade. Tal recurso estraga o brilho técnico do jogo, mas não poderia ser realizado pelos jogadores menos evoluídos fisicamente oriundos dos outros continentes.

É sempre bom lembrar que o Mali está no caminho dos dois…

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,065 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: