[G’08] GRÊMIO 3×0 15 DE CAMPO BOM


AGÊNCIA FREELANCER

Mantenho minha coerência nos seguintes termos:

1) O tradicional adversário tem, novamente, no papel e em uma amostragem recente contra times grandes, um grupo melhor e mais entrosado do que o nosso;

2) Que Gauchão não vale nada e que é um atraso na vida de qualquer grande clube do planeta (não há bicampeonato nem grenal que me faça crer que várias divisões nacionais e a obrigatoriedade de cumprir com um mínimo de requisitos de segurança e de conforto seja pior do que o modelo atual, que emperra o surgimento de novas forças por falta de intercâmbio);

3) Que a bela vitória de hoje não me engana, pois foi contra um adversário tão inexpressivo como 90% dos participantes da Caravana da Miséria, ainda mais em casa e com um homem a mais durante quase 2/3 da partida.

Feitas essas ressalvas e começando com uma obviedade, o GRÊMIO tem muito a melhorar, sim. As contratações não são famosas e não há nenhuma segurança de que esse plantel irá nos levar a uma Libertadores mais adiante ou, pelo menos, a uma semifinal de Copa do Brasil. Porém, precisamos confiar nas categorias de base e em jogar sempre a morrer, pois a saída mais óbvia para quem tem pouco dinheiro em caixa é justamente essa.

Tudo o que eu vi no sábado 19/01//2008, no OLÍMPICO MONUMENTAL, é digno de nota e, acima de  tudo, digno de muito respeito. Ao final, pude comprovar que os setoristas de pré-temporada preferem encontram manchetes na desgraça dos nossos clubes do que em suas vitórias. A maioria dos comentaristas são ao menos razoáveis, mas grande parte dos repórteres gostariam de ser hienas oou abutres. Basta lembrar que, quando a gangorra estava ao contrário, também supervalorizavam o TRICOLOR e diminuíam o T.A. mais do que os resultados de campo mostravam.

O novo capitão Eduardo Costa declarou logo após o cotejo que o GRÊMIO merece, sim, muito mais respeito. Afinal de contas, uma obviedade que foge aos setoristas de pré-temporada é que um plantel de profissionais que está com a musculatura rija, ainda perdendo o exesso de gordura e voltando a recuperar o reflexo tem muito a perder caso ocorram lesões e brigas contra amadores que não têm absolutamente nada a perder. A melhor alternativa seria marcar amistosos de pré-temporada em torneios de verão como se faz na Argentina ou, então, que não fossem contra rivais nem contra clubes do próprio Estado.


AGÊNCIA FREELANCER

Voltemos à peleja: o EXÉRCITO DE FERRO COM A ALMA CASTELHANA está de volta. Sem nenhum deslumbramento, o nosso jovem e desconhecido time tem um técnico que obriga os boleiros a RESPEITAR a torcida. NUNCA, nem nos tempos de Mano Menezes ou Felipão, os jogadores foram agradecer de mãos dadas à Geral em uma partida que não tinha o menor caráter decisivo.

Vontade não faltou. Erros também não: o lateral direito Paulo Sérgio demonstrou insegurança. Foi afoito, cruzou mal, arriscou um chute de longa distância rumo à órbita da Terra ao invés de passar para atacantes melhor posicionados. Depois, cresceu junto com o time, mostrando ser um reserva útil, que dificilmente será pior tecnicamente do que Patrício. Durante o primeiro terço jogo, Jonas, que teve um bom segundo terço de partida, errou passes em demasia. Reinaldo demonstrou vontade, mas a bola não chegava redonda e ele ainda parece bastante travado.

Eduardo Costa ficou muito bem de capitão: esbanjou personalidade, marcação forte mas leal e um passe de muita qualidade. O zagueiro Léo, autor do 1º gol, é jogador em nível de seleção brasileira – e vai chegar lá, dentro em breve. Anderson Pico, agora titular absoluto, ganhou segurança para apoiar mais e foi o nome do jogo, com um gol e uma assistência. William Magrão, que mal aparecia no ano passado, jogou bem e fez um golaço, chutando colocado no canto esquerdo, de fora da área, abrindo o pé esquerdo para direcionar a bola. Excelente!

Mas o melhor ficou para as substituições: o atacante Tadeu é alto e muito ligado. Rendeu mais do que Reinaldo em poucos minutos de participação. Estava com saudade do melhor meia que o TRICOLOR DOS PAMPAS possui na atualidade – o jovem Adílson, que padeceu na temporada passada por causa de uma série de lesões. Neste ano, ele vai engrenar. Finalmente, Felipe Mattione é mesmo tudo o que diziam dele: chuta bem de fora da área, dribla muito, tem velocidade e é muito diferenciado.

Sem entrar, espero ver um Itaqui mais solto e mais maduro, assim como também tem um zagueirão bem alto de quem gostei muito no Brasileirão SUB-20.

Falta chegar Perea, falta Roger entrar em forma, falta Bruno Teles e Teco recuperarem-se de cirurgias. De repente, mais alguma contratação, mas não creio mais em Souza do São Paulo. A especulação que muito me apeteceu na semana passada foi a do excelente meia-atacante Escudé, do Vélez Sarsfield, que liquidou com o tradicional adversário na última Libertadores.

O 15 jogou com um a menos desde os 33 do 1º tempo. Mesmo assim, deu pra ver que ele não é mais aquela “touca” de antigamente. Mesmo com um TRICOLOR capenga.

A GERAL fez uma festa linda, embora o público total tivesse ficado em menos de 11.000 pessoas (bom para as férias de verão em um jogo de pouca importância). Matei a saudade, chorei bastante com os cânticos e com a alegria contagiante da minha sobrinha Ingrid, que agora tem uma história de avalanche pra contar às suas coleguinhas quando voltar ao Rio de Janeiro depois das férias.

Quarta tem mais pela TV contra o Sapucaiense, direto do Monumental do Cristo Rei, na querida São Leopoldo da minha UNISINOS e, sábado que vem, dia 26, a despedida do futebol ao vivo da Ingrid e do Flávio contra o Santa Cruz no nosso OLÍMPICO MONUMENTAL.


AGÊNCIA FREELANCER

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: