Portsmouth, o mais desfalcado pela CAN

3 comentários sobre “Portsmouth, o mais desfalcado pela CAN”

  1. Eu acho que o Chelsea também vai sofrer, especialmente por ter talvez o menor elenco entre os grandes da Europa e viver sofrendo com lesões no sistema defensivo.

    O Arsenal também terá problemas, e o Manchester United será o menos afetado. O Liverpool já está tão longe que nem faz diferença.

  2. Obrigado, Jorge! ;)

    Na verdade, eu não sei se é o ovo ou a galinha que deve vir antes, isto é, se são as seleções nacionais que devem adequar-se ao calendário europeu de clubes ou não. Em princípio, acho que não. Porém, a situação da CAN é sui generis, pois a EURO será nas férias de verão no hemisfério norte e ninguém iria chiar.

    O que ocorre é uma pressão monstruosa do G-14 (que possui 18 clubes – pelo menos 10 deles são os mais ricos do mundo) que, se dependesse deles, já não haveria mais nenhum campeonato de seleções. É o neoliberalismo do futebol-empresa, tendo como deus-mercado o Velho Mundo.

    Quando Platini foi eleito presidente da UEFA, fiz alguns posts mais elaborados a esse respeito. Ele pretende paulatinamente diminuir a quantidade de clubes dos grandes centros (Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha) na Champions League, abrindo mais espaço para clubes de países emergentes, tentando ser uma espécie de “pai dos pobres”. Em princípio, discordo por causa da mais do que iminente queda radical no nível técnico.

    O que vai acontecer e que pode realmente ajudar a nivelar mais o futebol europeu é limitar a 5 estrangeiros por clube nas principais ligas.

    Países menores (Áustria, Suíça, Escócia, Holanda, Croácia, Polônia, Hungria, República Tcheca e outros) teriam mais brasileiros e argentinos durante um certo tempo, tornando-se capazes de surpreender os grandes.

    FELIZ 2008!

    []’s,
    Hélio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s