GRÊMIO: 2008 COMEÇA LENTO

Até aqui, nenhuma contratação decente foi feita pela diretoria comandada pelo presidente Paulo Odone, pelo assessor de futebol Paulo Pelaipe e pelo diretor de futebol Rodriga Caetano. Apesar de ser necessário gastar o pouco que se tem com critério e de haver pelo menos um jogador oriundo do SUB-20 (antigo ‘júnior’) capaz de entrar no onze titular e de, ao longo da temporada, constituir um novo cheque em branco, ou o mercado, ou a performance tricolor nas contratações marcha a passo de tartaruga.

Daqui a dois dias, a reapresentação dos remanescentes da temporada 2007 e dos – até aqui – inexpressivos novos contratados contará com uma lista de 31 jogadores. Observe, caro leitor, que a qualidade técnica, que já era fator raro no 2º semestre do ano que recém terminou, está ainda mais escassa neste início de ano (ClicEsportes):

GOLEIROS: Marcelo Grohe (bom, porém não excelente); Victor (desconhecido; chegou com o aval do técnico) e Matheus (promovido do SUB-20)

ZAGUEIROS: Teco (muito bom), Léo (muito bom), Matheus Henrique (oriundo do SUB-20), Pereira (fraco), Thiego (carece de maior amadurecimento, mas não parece ser ruim) e Wagner (outro que sobe)

LATERAIS: Felipe Mattione (é o cheque em branco da vez), Anderson Pico (é forte, mas precisa aprender a ser menos afoito), Hidalgo (horroroso) e Bruno Teles (acredito em um excelente ano e na titularidade desse menino)

VOLANTES: Eduardo Costa (não precisa provar nada para ninguém), Júnior (desconhecido), William Magrão (pode amadurecer, mas me parece fraco), Nunes (com tranqüilidade e maturidade, pode tornar-se um reserva útil) e Adílson (minha aposta como destaque entre os pratas da casa – o parâmetro dele é o Lucas Leiva, hoje no Liverpool)

MEIAS: Danilo Rios (precisa amadurecer e provar a que veio), Maylson (vi e não gostei no Brasileirão SUB-20), Peter (parecia ser um bom jogador no Figueirense, mas, estranhamente, seja por lesão ou por opção do Gallo, ultimamente estava na reserva – é preciso ser bem observado) e Itaqui (inseguro quando jogou entre os profissionais, capitão, batedor de falta e líder de plantel no SUB-20 – considero-o uma incógnita; minha intuição diz que não pinta como um grande jogador)

ATACANTES: Jonas (útil, porém não sei se seria titular de um clube com a grandeza do GRÊMIO em outros tempos), Marcel (é jovem e não está ‘bichado’; quem sabe se ele não deslancha?!), Perea (total incógnita), Rodrigo Mendes (aos 32 para 33 anos e depois de uma cirurgia de joelho, sem jogar há muitos meses, será que ele ainda é o mesmo?! Gostaria de crer que sim, mas não levo muita fé), Everton (horroroso),Tadeu, Zé Eduardo, Jhonatan e Geison (todos meninos que estouraram a idade no SUB-20 – não possuo nenhuma referência sobre eles, a não ser a de tê-los visto demonstrar raça e bom preparo físico no Brasileirão SUB-20).

Resumindo: o time está muito fraco. Caso não sejam contratados os jogadores especulados (Souza, Diego Souza e Soares), torna-se muito difícil crer em uma boa temporada em 2008.

Quero deixar claro que, apesar de já ter demonstrado tanto um pessimismo assoberbado como uma certa tranqüilidade crendo que as notícias sobre as especulações de contratações estariam corretas, desta vez pretendo deixar o ponteiro do pessimismo, que já andou no 90 em uma escala de 0 a 100 e relaxou para 55, em 70.

Além disso, acredito que não é a janela européia de verão nem o recesso das férias no Brasil e na Argentina que definirão o plantel para a temporada: talvez algum jogador do SUB-17 aproveitado no SUB-20 durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior seja mais promissor do que os que foram subidos recentemente, bem como não se deve tomar a Caravana da Miséria (da qual somos os atuais bicampeões) como parâmetro de absolutamente nada. Acho que jogadores bons, baratos, conhecidos e confiáveis não serão devidamente aproveitados nos regionais de RJ e SP – é esse o mercado que interessa para os “pelados” da Série A.

Enfim, melhor esperar antes de elogiar ou de xingar. De antemão, a amostragem me deixa preocupado. Já me disseram que era exagero pensar em escapar da Série B, que há coisa muito pior do que o TRICOLOR atual… Por enquanto, vou aderir aos “sem drama”.

Enquanto isso, quem tiver informações atualizadas e confiáveis sobre os meninos que considero como incógnitas na lista acima, por favor: terei o maior prazer em divulgá-las.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS
3 comentários em “GRÊMIO: 2008 COMEÇA LENTO
  1. Jeremias disse:

    Esta análise do mestre Hélio Sassen tem de ser divulgada ao máximo:
    Pessoalmente, como sou mestrando em Comunicação, absorvo muito conhecimento em Sociologia e em História. Então, hoje, não consigo mais me prender a fatos isolados em si. Tudo possui antecedentes, um desenvolvimento, um final e apresenta um embrião para o próximo ciclo. Os fatos precisam ser avaliados dentro de um contexto político, financeiro e legal além dos resultados de campo. Isso posto, uma gestão competente teria dado um Brasileirão e uma Libertadores durante a pajelança chamada ISL e, ao final, não deveria ter deixado dívidas impagáveis. Um título importante em quatro anos deixou um legado pré-falimentar.

  2. Caro Hélio:
    Beleza de análise, pareces conhecer muito futebol, mas gostaria de começar uma campanha junto com vc, o blog alma da geral e demais, da importância de jogadores formados em casa. Nossas equipes vencedoras sempre tiveram de 05 a 06 pratas da casa.
    O mano não gostava deste tipo de jogador, preferiu trazer e dar oportunidade a ex-jogadores.
    Pelo que se viu até agora continua a política de contratações medíocres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: