OS BLOGUEIROS SÃO UM PERIGO!

Resposta do jornalista Luiz Carlos Azenha (idealizador do blogring SIVUCA) ao e-mail de boas festas enviado pelo Eduardo Guimarães (fundador e presidente do MSM):

“…vivendo alguns meses por ano aqui em Washington, eu me dou conta de que há milhares de idealistas soltos por aí. E eles são um perigo. Ou seja, soltos NÓS SOMOS UM PERIGO, ainda mais na internet.”

Diria mais: os blogueiros que procuram apurar fontes seguras e que ainda conseguem evitar misturar notícia com espetáculo; que estabelecem uma rede social de laços fortes, descentralizada, através de muitos links, comentadores e indicações de referências através de seus blogs; e que, acima de tudo, monitoram a opacidade dentro da mídia corporativa e tudo aquilo que ficou oculto, superficial, omisso ou falso no noticiário hegemônico é que são capazes de efetuar a verdadeira revolução informacional da sociedade em rede.

2008 precisa ser um ano muito mais crítico e atuante do que 2007. Embora algumas dezenas de excelentes blogueiros de esquerda espalhados pelo Brasil inteiro tenham escrito milhares de postagens que seguiram como método grande parte do que expus no parágrafo anterior, há a ressalva da minha postagem anterior, onde, movido por uma intuição baseada tão-somente na amostragem empírica com a qual mantenho contato freqüente, acredito que estamos escrevendo predominantemente para os nossos pares. Contudo, por falta de mensuração e de interesse da pesquisa no país, se o universo de blogueiros e de leitores de blogs for centenas de vezes maior do que o da amostragem com a qual tenho contato e se houver muitos leitores de regiões normalmente afastadas das grandes metrópoles, com um contingente de leitores e de blogueiros pertencentes às classes mercadológicas (e não sociais como se diz por aí) C e D, então o pouco que fazemos de maneira desarticulada felizmente surtiu algum efeito.

Nas próximas postagens, tratarei mais do lado otimista que envolve a percepção sobre a credibilidade dos blogs políticos através de uma pesquisa efetuada nos EUA. Também irei abordar um estudo de caso que comprova que os blogs já derrubaram uma candidatura a candidato a presidente.

Mesmo assim, muita calma nessa hora: nada indica que, apesar do mensalão, do escândalo do dossiê e do ataque sistemático feito pela mídia corporativa e pelos seus patrocinadores, que a reação do eleitor a favor de Lula veio através dos blogs alternativos escritos por boa parte daqueles que lêem o PALANQUE DO BLACKÃO: afinal de contas, a quantidade de usuários da internet no Brasil ainda é muito pequena em relação ao total da população do país e contamos com uma taxa de analfabetismo funcional muito elevada, além de um baixo grau de politização.

Seguimos o baile mais adiante.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “OS BLOGUEIROS SÃO UM PERIGO!
  1. La Pasionaria disse:

    Hélio,
    A sua série (pesquisa) sobre blogs está muito boa, gostaria de postar os títulos, chamadas.

    bjux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: