CPMF: IMPOSTO JUSTO E HONESTO

2 comentários sobre “CPMF: IMPOSTO JUSTO E HONESTO”

  1. Hélio!
    Inspirado em tua história de vida e corroborando tua tese vou contar-lhe sobre meus quatro filhos.
    Minha filha mais velha, Carolina, nasceu em março de 1988. O médico era particular, um medalhão da UFSM, “sugeriu” que fizessemos o parto pelo SUS, à época INAMPS, no Hospital Astrogildo de Azevedo, pagando “por fora” ele e o anestesista. Assim fizemos. O parto ocorreu normal, mas o “medalhão” usou, na Ana, uma sonda, coisa qua já não se usava mais. Resultado: a Ana pegou infecção hospitalar e outro vírus, quase morreu, o médico simplesmente assustado, não sabia o que fazer. Ela só não morreu, porque foi atendida pelo Dr. Segala, que em um dia descobriu o virus, passou um xingão no “medalhão”, que eu ouvi! A Ana ficou 45 dias hospitalizada, o INAMPS pagou todo o tratamento e o Dr. Segala. O professor da Universidade teve a cara de pau de me cobrar o “por Fora”, não paguei!
    A Mariana, nasceu em 90, como tinhamos o trauma do Hospital de Santa Maria, um amigo nosso, médico em São Pedro do Sul, aqui pertinho, fez todo o pré natal e o parto lá mesmo, tudo pelo SUS, nenhum problema.
    O João Lucas, nasceu em 2001, todo o pré natal e o parto foram através de plano de saúde (UNIMED). Mesmo tendo plano, tivemos que pagar anestesista, material cirúrgico, tempo que ficou na CTI e mais um “por fora” para o médico, pois ele não atendia pelo plano da UNIMED. Ainda tivemos que pagar um médico pediatra, para recepcionar o nenê. Os pontos usados infeccionaram, a Ana teve que ficar 8 dias no hospital, ultrapassando o nosso plano e nos endividando de vez!
    Veio o Francisco, em 2005. Não sabíamos que a Ana estava grávida, quando ela passou mal e quase desmaiou. Como tem um posto de saúde perto de nossa casa, levei-a lá. Foi examinada e para nossa surpresa, o diagnóstico foi gravidez. Depois do susto, o médico do SUS, conversou conosco, explicando que pela idade da Ana, 43 anos(espero que ela não leia este coment) era bom procuramos a UFSM, pois lá havia um programa para gestantes de risco, etc. e nos encaminhou para lá. Resolvemos procurar o médico particular da Ana e paralelamente frequentar o programa para o qual fomos encaminhados. Na segunda consulta, deixamos de lado o médico particular, tal e excelência do serviço prestado na UFSM, via SUS. A Ana teve diversos problemas de pressão durante o pré-natal, tendo sido internada mais de três vezes. Quando o Francisco nasceu, no outro dia teve uma infecção urinária, que prontamente foi tratada e passou por uma bateria de mais de 18 exames caros, tendo sido constatado que ele tinha um refluxo vesico ureteral bilateral grau II. Foi diagnosticado a tempo, faz tratamento na UFSM desde então, toma remédio de uso contínuo(que poderia ser gratuito) e é examinado uma vez por mês, sendo que na próxima consulta o nefrologista acha que ele poderá deixar de tomar remédio. Tudo pelo SUS, desde o parto do Franscico, não tenho mais plano de saúde. Quando preciso vou ao posto perto de casa ou ao PA da UFSM, onde sempre fomos bem atendidos!
    Têm problemas? Têm, mas nenhum que torne o sistema inviável. As pessoas reclamam da demora? Reclamam, mas, por exemplo, no PA da UFSM nunca fiquei mais de 1 hora esperando o primeiro atendimento. Quando tive uma crise de pedras nos rins e fui no PA do Hospital particular, fiquei 2 horas até ser atendido por um enfermeiro.
    Eu, posso falar, não por estatística, por teses ou por leitura de entrevistas, posso falar por experiência própria, O SUS FUNCIONA!
    PS: para não correr mais riscos, fiz, também, uma vasectomia (pelo SUS)!
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s