CARTA ABERTA AO EDITOR-CHEFE DO JC

Depois de ter lido a péssima notícia sobre a demissão dos premiados cartunistas Moa, Kayser e Santiago do Jornal do Comércio por uma questão meramente ideológica nos blogs RS URGENTE, DIALÓGICO, LA VIEJA BRUJA e no próprio BLOG DO KAYSER, tomei a liberdade de mandar uma carta para o editor-chefe do dito jornal porto-alegrense, sr. Pedro Maciel. Clique aqui, selecione EDITOR-CHEFE no botão “Enviar mensagem para:” e expresse a sua desaprovação. Abaixo, o conteúdo que enviei para o respectivo endereço:

“O jornalismo corporativo não tem compromisso algum com a correção da informação. Prova disso é que o Jornal do Comércio conta com o ex-vice-governador Antônio Hohlfeldt, com o deputado governista Vieira da Cunha e com um dos secretários da atual prefeitura, Eduardo Bins Ely.

Se não é para ter colunistas dos partidos de oposição a Yeda e Fogaça, então que não se tenha colunistas ligados a esse governo.

Assim como os jornais e telejornais da RBS, da Caldas Júnior (agora Record), Bandeirantes e Pampa, vocês também vivem apenas de patrocínios.

Logo, matérias sobre a Stora Enso vocês publicam, mas JAMAIS tocaram no assunto do deserto verde, que é uma realidade, à medida que vários mananciais próximos às plantações de eucalipto e pinus estão secando.

E vocês não sabem absolutamente nada sobre a Venezuela.

Os banqueiros, as montadoras, os latifundiários, os magistrados que pendem seu julgamento para um único lado (sempre o mesmo) e até mesmo o desleixo de vários jornalistas-papagaios resultam em uma qualidade informativa irrelevante.

Pra completar a ruindade editorial do Jornal do Comércio, Pedro Maciel fez uma demissão lacônica dos cartunistas Moa, Kayser e Santiago que foi motivada claramente por interesses comerciais e ideológicos.

Infelizmente, não temos mídia corporativa confiável no Brasil. Para piorar o quadro, a mídia corporativa do Rio Grande do Sul, a permanecer como um reles megafone do status quo, seguirá sendo a pior do Brasil.

São tantas as faculdades de Jornalismo e tantos os sonhos dos jovens que, ingenuamente, crêem que terão liberdade para investigar, tempo para mostrar os dois lados da moeda e criatividade para apresentar notícias e colunas de maneira atraente que eu morro de pena de quem está ingressando na carreira, com tantos exemplos lamentáveis.

Faço votos para que, um dia, um raio caia sobre todas as redações e faça-se a luz do bom jornalismo.

O atual momento do jornalismo gaúcho é um triste capítulo de uma longa história que, em algum lugar do passado, já foi elogiável.”

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “CARTA ABERTA AO EDITOR-CHEFE DO JC
  1. miguel grazziotin disse:

    Brilhante a missiva Helio..
    Convoco a todos que mandem mensagens de protesto ao jornaleco direitista JC. Eu ja o fiz e cancelei a assinatura daquela b……
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: