ARENA, OLÍMPICO E FONTE NOVA: ESTABELECENDO RELAÇÕES

Infelizmente, ontem, domingo, 25/11/2007, o estádio da Fonte Nova em Salvador/Bahia (Brasil) foi palco de uma das maiores tragédias com um aparelho de edificação sem política de manutenção que o país teve a vergonha de assistir neste início de século XXI.

Por ironia, o acidente ocorreu poucas semanas após a oficialização do Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.

A situação é grave: nem na gestão Paulo Souto (DEM) nem na Jacques Wagner (PT), houve preocupação suficiente com um estádio que já havia sido muito criticado por engenheiros que fizeram uma vistoria nos principais aparelhos do país em função do encaminhamento da candidatura brasileira à FIFA. A Brigada Militar baiana também já havia se manifestado quanto à falta de segurança da Fonte Nova.

O estádio, construído em 1951, está com sua estrutura básica comprometida. Não há restauração possível que custe menos do que o valor de um estádio novo. Para chegar a essa constatação, foi preciso desabar a mureta externa do anel superior e verificarmos a morte de pelo menos oito torcedores e ferimentos graves em mais de 40 (fraturas expostas nos membros inferiores e seriíssimas lesões na coluna são os traumas que mais apareceram no acidente) para começar a se pensar em uma atitude.

Seja por alarmismo, seja por oportunismo, seja por ignorância, seja por comparar bananas e laranjas ou não, certamente tal fato refletir-se-á na urgência da aprovação do plano de negócios da Arena do Grêmio, em função do estádio Olímpico Monumental ser de 1954 e de já ter passado por uma pequena reforma estrutural no final da década de 1980/início dos anos 90’s porque a antiga arquibancada superior oscilava de maneira assustadora quando a torcida pulava.

Aliás, hoje tem outra reunião do Conselho Deliberativo, já com a presença de integrantes dos dois consórcios interessados em levantar o empreendimento.

Blogged with Flock

Tags: , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “ARENA, OLÍMPICO E FONTE NOVA: ESTABELECENDO RELAÇÕES
  1. […] DO PROJETO AO CONSELHO 24/11/2007: ARENA: ALUGUEL DO BEIRA-RIO PARA O GRÊMIO 26/11/2007: ARENA, OLÍMPICO E FONTE NOVA: ESTABELECENDO RELAÇÕES 10/01/2008: ARENA: NOVOS ESTÁDIOS EM TODA A ÁFRICA 16/02/2008: ARENA: VÍDEO DO PROJETO PARA A […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: