ARENA: ALUGUEL DO BEIRA-RIO PARA O GRÊMIO

No caso da Arena ser na Azenha, o GRÊMIO ficaria TRÊS ANOS sem estádio para jogar. Temos, hoje, 53.000 associados – aproximadamente um Olímpico lotado.

Tanto para os patrocinadores atuais como para obter novos patrocínios, para os associados acima, torcedores em geral, dirigentes e investidores, tal situação seria extremamente desconfortável, pois há uma tendência óbvia rumo à inconformidade por termos que sustentar a estrutura do tradicional adversário. O pior é fazermos de conta que a nossa casa é um estádio vermelho e branco em uma zona que requer uma logística completamente diferente em caráter provisório, suficientemente capaz de provocar alterações radicais no perfil do torcedor gremista em função da utilização de diferentes linhas de ônibus, estacionamentos e do novo fluxo de trânsito.

Conversei com um amigo que conhece profundamente o marketing esportivo e é ligado ao clube da beira do lago Guaíba. Perguntei a ele como funcionaria a gestão do aluguel do Beira-Rio para o GRÊMIO e ele disse o seguinte:

1) É negócio, sim, para o tradicional adversário, alugar o seu estádio para quem quer que seja, independentemente da rivalidade ou da flauta. Alimentar a rivalidade, seja de forma saudável ou não, é problema das torcidas e da mídia;

2) O Grêmio será bem recebido: afinal de contas, o São Paulo aluga o Morumbi há anos para seus arqui-rivais e não há grandes transtornos com depredação do patrimônio, além do que o valor cobrado é justo;

3) Certamente haverá seguro. Por exemplo: para cada cadeira quebrada por um torcedor gremista, o GRÊMIO terá que pagar o valor equivalente a três cadeiras novas;

4) Nem sempre o dinheiro fala mais alto: caso o TRICOLOR DOS PAMPAS queira jogar no Beira-Rio em uma quarta-feira e o dono do estádio tenha um jogo marcado para o sábado, se a torcida do GRÊMIO não se comportar civilizadamente, pode não haver tempo hábil para consertar as avarias causadas pela violência a tempo. E o torcedor do próprio clube vermelho não poderá, em hipótese alguma, ficar na mão por causa do resultado de um aluguel.

Considero a construção da Arena algo irreversível. Há dois consórcios que apresentaram projetos: um, para a Azenha; outro, para o Humaitá. O lucro e o retorno serão maiores onde for possível construir hotle, torre comercial e shopping center. A área do Olímpico é pequena, ou ficaria tudo muito apertado. Além disso, há a quase necessidade de ter que ceder o patrimônio atual como garantia ou como pagamento de dívidas passadas a fim de tocar o barco para a frente.

Portanto, tudo indica que o Humaitá será mesmo a nova casa do GRÊMIO. Que façamos do limão uma limonada, não importa qual seja o limão, nem onde. O que me tranqüiliza no atual contexto é que confio muito na competência e na ética tanto do novo presidente do Conselho Deliberativo Raul Régis de Freitas Lima como nos conselheiros de oposição, sobretudo naqueles que ora fazem parte do Conselho Fiscal.

Apesar dos pesares, de todos os movimentos ora impulsivos, ora truculentos do presidente Odone e do vice de futebol Paulo Pelaipe em 2007, em um primeiro momento, prefiro dar um voto de confiança à Grêmio Empreendimentos nas mãos do político e presidente, pois ele declarou que tudo está sendo pensado para evitarmos uma nova ISL e, felizmente, até agora, não foi provada nenhuma ligação do esquema do ex-vice-presidente Flávio Vaz Neto com o clube.

Aguardemos as novidades.

Blogged with Flock

Tags: , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: