CLASSE MÉDIA, OS PROTAGONISTAS DA OMISSÃO

O jogo de empurra não começa e nem termina no governo (seja ele municipal, estadual ou federal e nem de que partido for) mas, sim, na própria sociedade.

O professor finge que ensina; o aluno finge que estuda; o juiz finge que a sentença é pra valer; o criminoso finge que vai passar todo o tempo da sentença preso (com ou sem bom comportamento); o empresário finge que fabrica um produto de qualidade a preço justo; o consumidor finge que aceita que qualquer bugiganga vai deixá-lo mais bonito, mais forte, mais inteligente, mais ágil e assim por diante.

Isso pra ficar em poucos exemplos. No fundo, quase todo mundo finge demais e fica só olhando para o próprio umbigo. O fingimento gera o jogo de empurra a partir do momento em que quase ninguém assume a responsabilidade por nenhum problema social: a culpa é do flanelinha, do político corrupto, do empresário sonegador, da polícia, do prefeito, do governador, do presidente…

…Mas se eles estão lá, é porque alguém os alçou ao posto no qual estão: se é um político, muitos alguéns votaram nele – não adianta depois dizer que não votou pra tirar o seu da reta; se o cara é sonegador, corrupto, etc., é porque muitos alguéns que ora dizem “mas que sem-vergonha” alimentam esse sistema.

O que o consumismo, o egoísmo, o interesse puramente pessoal e a vontade de levar vantagem em tudo incentivam é justamente o esquecimento do principal motivo de estarmos aqui neste mundo: o de termos consciência de que vivemos em sociedade; que todos precisam de todos; que a família, a rua, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente… Enfim, que somos quase iguais às formigas: todo mundo está conectado! Todos vivemos em rede! Então, basta perceber que, se quem estiver pior do que eu melhorar, a situação vai melhorar ainda mais pra mim. Mas que eu não posso esperar nem por quem está melhor, nem por quem está pior do que eu pra fazer o mundo melhorar.

Dizer “o problema não é meu” ou “eu sou vítima” mais piora do que ajuda.

Blogged with Flock

Tags: , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: