FUMAÇA OU GELO SECO?

A Operação Rodin da Polícia Federal está longe de terminar (saiba mais aqui e também aqui). Embora por questão de segredo de Justiça e também para não alertar os gansos o superintendente da Polícia Federal no RS, delegado Ildo Gasparetto negue publicamente, infelizmente, pode estar havendo uma investigação mais profunda sobre os atos ilícitos do presidente do DETRAN-RS ora afastado, preso preventivamente para ficar incomunicável por algumas horas em relação a outros suspeitos de sua rede de contatos investigados – um dos vice-presidentes eleitos integrante do Conselho de Administração da atual gestão, advogado Flávio Vaz Neto.

Esse antigo filiado do PP e costumeiro dirigente de segundo escalão em quase todas as gestões estaduais desde 1990 exceto na administração popular de 1998 a 2002 obviamente fez ligações telefônicas para integrantes de uma rede de contatos que também PODE (isto é, não há garantia alguma que haja) ter ramificações dentro do próprio clube.

No Globoesporte.com, o presidente Odone (alinhado ideologicamente e protagonista das mesmas gestões com o partido de Vaz Neto desde 1990) nega qualquer entrada de dinheiro do DETRAN-RS para pagar a alta conta da campanha para uma reles eleição para o Conselho Deliberativo, que, segundo informante do colunista Hiltor Mombach do Correio do Povo, teria custado mais de R$120.000,00.

Bem… Isso é o que a mídia tem como informações. Um amigo de ilibada reputação e profundo conhecedor da política clubística informou-me hoje, por volta das 14h, que desembargadores, procuradores e juízes ligados ao tradicional adversário estão fazendo uma enorme pressão junto à Polícia Federal para que a Operação Rodin vá bem fundo na investigação.

Isso me leva a crer que, infelizmente, tais magistrados não estejam atuando nos bastidores para que o Grêmio seja investigado pura e simplesmente por uma questão de ver a lei brasileira ser cumprida. Em um primeiro momento, vejo neles duas motivações:

1) A possibilidade de ver políticos gremistas ligados ao mesmo viés político-partidário de outros políticos colorados (talvez até mesmo alguns amigos desses mesmos magistrados) afastados do jogo político de seus partidos.

2) Ao invés da função social de resgatar dinheiro público e de punir os responsáveis por um grave caso de desvio de verbas, tal pressão parece ter como principal motivação a humilhação da marca e da instituição Grêmio Football Porto-Alegrense.

É bom lembrar que o telhado dos partidários do atual governo ligados ao clube da beira do Lago Guaíba que são contra Vaz Neto e Odone também é de vidro muito fino. Ou, por acaso, eles já esqueceram que a Casa Civil do atual governo tem base política por aquelas bandas?!

O dito popular, apesar das suas imprecisões, maniqueísmos e generalizações, diz que “onde há fumaça, há fogo”. Se não houver, tudo não terá passado de água e glicerina, formando uma cortina de gelo seco em mais uma demonstração teatral da mídia corporativa da sociedade do espetáculo, na qual, segundo Guy Debord, a notícia confunde-se com o espetáculo e vice-versa.

Enfim, depois de tudo apurado, desejo que o futebol gaúcho não saia nem moribundo, nem gravemente ferido.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , ,

Blogged with Flock

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “FUMAÇA OU GELO SECO?
  1. André K. disse:

    Corroborando com a tua tesa. Coluna Bola dividida na zero hora de hoje (13/11/2007):

    “Meu grande sonho é ser um dia presidente do Inter”

    ILDO GASPARETTO, superintendente da Polícia Federal, torcedor do Inter, em conversa com repórteres ao visitar a concentração do time

    http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a1676289.xml&template=3916.dwt&edition=8780&section=65

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: