MUITOS BLOGS CIRCULAM EM REDES FECHADAS

Conforme já havia dito na Saideira da terça passada, o grande problema dos blogs que oferecem informação capaz de produzir diferença produzem muito pouca mudança de pensamento e de atitude em seus leitores, pois estes normalmente já comungam da visão de mundo do blogueiro.

Mas esse não é um “mal” exclusivo ou da esquerda pura, ou daquela esquerda pós-moderna que ainda está sendo gestada em pequenos focos de resistência mais inteligente, conhecedora da importância de manter os fluxos livres e de deixar o partidarismo de lado: a direita (reacionária, ultra-conservadora e tão ignorante quanto a extrema esquerda) também escreve apenas para os seus pares.

O exemplo que cito é o do colunista de Veja Reinaldo Azevedo. Peguei um post (leiam aqui) no qual ele critica o jornalista Luiz Carlos Azenha (idealizador do Sivuca) sem nenhuma base de argumentação racional. Seu único objetivo é vociferar. Ele não gera debate, não produz diferença, não leva ninguém a pensar diferente.

A única diferença é que ele tem uma coluna semanal na revista Veja, da Editora Abril, e possui um blog muito divulgado e hospedado no UOL, que é o portal dos grupos Folha e Abril.

A visibilidade dele é muito maior do que a de qualquer um de nossos (ainda) modestíssimos blogs porque ele conta com uma infra-estrutura e com uma articulação multimídia que faz com que ele tenha uma audiência muito alta.

O nosso trunfo é o seguinte: comparem a qualidade dos comentários que nossos posts recebem e a qualidade dos posts que o consagrado Azevedo recebe. Ali, a baixaria, a falta de argumentos racionais e de informação antagônica é que comandam o “espetáculo”.

No frigir dos ovos, quem é que possui maior possibilidade de produzir diferença? Nós ou ele?

Sou mais a gente! ;)

Blogged with Flock

Tags: , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS
5 comentários em “MUITOS BLOGS CIRCULAM EM REDES FECHADAS
  1. Eugênio disse:

    Pois é Hélio, a qualidade dos comentários. Penso q falamos para uma audiência qualificada e nossa influência se faz por tabela, na medida em q as pessoas q nos lêem encontram aqui um espaço de debate e levam essas idéias adiante. O q por aqui circula certamente produz uma influência, difícil de avaliar no momento, mas produz.
    A Globo já sentiu esses efeitos, bem como os jornalões do centro do pais. Por aqui, como o monopólio é mais forte, isso ainda ñ é perceptível. Mas penso q é uma questão d tempo.

  2. Paulo disse:

    Os blogs de figuras igual a do Reinaldinho só mudaram em teconologia, no mais continua tudo igual.
    Ele continua como a mídia há dez anos atrás, ele emite, nos recebemos e acreditamos.
    O que eles (blogs semelhantes) ainda não atentaram, que existem blogs que se propõem ao debate, a troca de idéias e opiniões, isto eles não sabem e nunca saberão fazer, por uma questão de formação.
    O que eles tambem ainda não atentaram foi para um fato simples de credibilidade, que não se impõe, conquista-se.
    Tentei já várias vezes ler o blog do Reizinho, ainda não conseguí, em determinado momento, sinto-me lendo as fofocas do Nelson Rubens, com uma diferença o Nelson Rubens tem credibilidade no que faz.

  3. Hélio Sassen Paz disse:

    César, é isso aí. Mas é preciso aprendermos a criar formas de sermos mais palatáveis. Embora sejamos munidos de argumentos sérios que merecem ser detalhadamente explicados, se seguirmos publicando “bifes” e se utilizarmos texto corrido sem ilustrações o tempo inteiro, nossa visibilidade continuará sendo muito menor do que a desejada.

    Tiago, obrigado pela visita! Também gostei muito do RASTREADORES DE IMPUREZAS. Essa crítica direta e sistemática ao péssimo jornalismo executado pelos meios de comunicação corporativos aí do Ceará serve de exemplo para nós, gaúchos!

    Um abração a todos,
    Hélio

  4. César disse:

    Temos que continuar apostando na produção de debates luminosos, não acalorados. Acho que é por aí.

  5. Tiago Viana disse:

    Muito bom seu blog.. Abraços e parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,065 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: