COPA 2014: CHICO ANYSIO

O veteraníssimo humorista, posto no limbo pela Globo, tem um blog onde fala sobre diversas coisas. Muitas pouco interessantes; outras, menos ainda. De qualquer forma, ele deu uma visão meramente empírica sobre o comportamento do torcedor brasileiro e sobre o tamanho do rojão que é a construção da infra-estrutura necessária sem entrar em questões políticas, econômicas ou éticas.

O link para o blog dele é este aqui. Mas o post está completo logo abaixo:

 

Escrito em: 2/11/2007

COPA, SIM, MAS… E A COZINHA?
Chico Anysio

 

…E então, depois de 64 anos, teremos uma Copa do Mundo no Brasil.

O povo ficou feliz, os atletas ficaram contentíssimos, o presidente ficou deslumbrado, porque as contas não serão pagas por ele, mas pelo seu sucessor, os dirigentes caindo de alegria e parece que só eu fiquei cabreiro.

Esperem. Esperem. Não me entreguem ainda ao Capitão Nascimento; primeiro deixa eu me explicar, porque a minha cabreirice – pelo menos na minha opinião, tem tudo a ver.

Todos usam como prova de que a Copa dará certo, o fato de o Pan Americano ter dado, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa is another thing.

O Pan foi disputado pelo Brasil, Cuba, Canadá e coadjuvantes. Temos que nos lembrar de algo importantíssimo: em todos os eventos, havia, no final, a participação do Brasil. Deu público em todos eles e a coisa funcionou admiravelmente. O Brasil ganhou tanta medalha que os atletas chegaram a perguntar se depois do evento poderiam continuar falando português ou teriam que passar a falar inglês. Duzentas e tantas medalhas é um feito porreta demais para o nosso Brasilzinho que, por exemplo, na Olimpíada ganha um pequeno dígito em ouro, outro mais ou menos em prata e, com muita sorte, dois em bronze.

A Copa do Mundo é o segundo maior evento mundial do futebol. (O primeiro é a Copa da Europa que, para ser perfeito, teria que ter a participação de Argentina e Brasil e aí, sim, ali estariam os melhores mesmo).

O que me deixa cabreiro – para voltar ao assunto, é haver num mesmo dia e no mesmo horário: Brasil x Portugal em Belo Horizonte e na TV para o resto do país: Alemanha x Iran em Curitiba; Inglaterra x Costa Rica em Recife; França x Trinidad e Tobago em Porto Alegre, Polônia x Turquia Campo Grande e Escócia X Estados Unidos na Fonte Nova. Imaginem se, no mesmo horário, eles (os baianos, aborrecidos porque o beque no Vitória não foi convocado) coloquem – só para sacanear, como já fizeram quando um dia um atacante do Bahia não foi chamado – Bahia x Vitória no Barradão. Onde terá mais público? E as platéias dos jogos acima citados, sem o Brasil e com o Brasil na TV? Há quem argumente que o país se encherá de turistas e eles irão formar as platéias dos jogos. Se isto acontecer de fato, teremos que mandar construir, além dos 16 estádios, 16.000 novos hotéis, porque vai ser turista pra ninguém botar defeito. Uma coisa tipo 55 mil iranianos em Curitiba, 48 mil costariquenhos em Recife, 97 mil franceses em Porto Alegre e assim por diante, fazendo um total de uns dois milhões de turistas freqüentadores de estádio, porque muitos virão só para passear a assistir pela TV, nos seus hotéis, aos jogos dos seus paises.

Como é que ficamos? Ainda desejam me atirar aos cuidados da Tropa de Elite ou preferem pedir um cafezinho e fazer umas contas, pensar um pouco na realidade?

A Copa da Europa dá público em todos os jogos, porque a Europa inteira é menor do que o Brasil e todos por lá têm euros suficientes para ir da Istambul a Londres ver o jogo da sua seleção e, na mesma noite, voltar para casa. Os jogos são lá dentro da Europa, onde, além da facilidade de vôos, as estradas são maravilhosas e os trens são fantásticos.

A Copa de 2014 ser na Brasil só tem, no meu modo de ver, um problema grande: no Brasil ninguém se interessa pelo jogo de ninguém, a não ser o da seleção canarinho. Mas os outros 31 países virão e jogarão principalmente entre eles.

Sei, não. Tomara que eu esteja enganado e todos os estádios lotem, como lotaram os da Alemanha, mas eu acho que platéia para os jogos é um grilo maior do que aquele falante, do Pinóquio.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “COPA 2014: CHICO ANYSIO
  1. Paulo Sanchotene, RS disse:

    Não acrescentou nada e retirou mais um pouqinho. E sem graça nenhuma…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: