GRÊMIO: JORNALISMO NOTA 8,5


Grêmio Media Center

A grandeza do clube surge nas situações mais inusitadas ao redor do planeta. Segundo duas pesquisas recentes (IBOPE e CNT/Census), a torcida TRICOLOR DOS PAMPAS é a maior do país fora do eixo RJ-SP, composta por cerca de 4% do total da população brasileira.

Isso significa, a partir da última estimativa do IBGE para a população do país em 2007 que, de 189.970.841 habitantes, a torcida do GRÊMIO é representada por quase 7,6 MILHÕES DE BRASILEIROS.

Apesar da baixa exposição midiática em função das pequenas iniciativas do trabalho mercadológico desempenhado pelo marketing (que é justamente aquele que deveria ser um departamento essencialmente estratégico dentro do clube, cuja função é a de gerar receita e paixão), a área de Comunicação do EXÉRCITO DE FERRO COM A ALMA CASTELHANA está sendo muito bem guarnecido pela equipe de jornalistas do clube.

A maioria dos torcedores da atual geração procura informar-se sobre o clube através de diversas fontes, sendo que a internet certamente compõe uma parte importante da sua rotina de obtenção de notícias: site oficial do GRÊMIO; portais de notícias (Globo.com,  Terra, UOL, iG, ClicRBS); sites de comentaristas; comunidades virtuais no Orkut; salas de bate-papo espalhadas pela rede, listas de e-mail e inúmeras conversas simultâneas em mensageiros instantâneos tais como o conhecido Microsoft Messenger, mais conhecido como MSN e, assim como o APITO DO BLACKÃO, também lêem vários outros blogs.

Nesse sentido, o site oficial, a TV GRÊMIO e a RÁDIO GRÊMIO são ferramentas efetivas de interação escrita perene com o associado, com a imprensa especializada, com simpatizantes e adversários em geral.

O clube gera empregos e financia uma estrutura fundamental para a sua visibilidade midiática. Tal fato também é significativo na medida em que produz simultaneamente uma versão em inglês de seu site.

Vejam só que interessante a notícia da foto acima reproduzida do site do GRÊMIO: o dentista Alberto Luiz Pinzetta, cônsul do Grêmio na pequena cidade de Paraí, no interior do RS, foi para um congresso de Odontologia em San Francisco, Califórnia. Na volta, passou alguns dias a passeio em Miami, onde visitou uma clínica odontológica e encontrou com o ator JOHN TRAVOLTA na rua. Travolta perguntou ao dr. Alberto se ele vestia a camiseta de algum clube de futebol do Brasil e o cônsul imediatamente a ofereceu ao famoso ator hollywoodiano.

O trabalho da equipe técnica de Comunicação Social é muito bom. O pouco que falta é exatamente conhecer mais o meio internet e dominar técnicas que busquem incentivar mais a interação com os visitantes. Também creio que o formato de parceria e a infra-estrutura (hardware e software) escolhidos para a rádio e para a TV não são as melhores disponíveis.

Por outro lado, compreendo que o TRICOLOR está mal financeiramente e que a competência técnica e a criatividade dos jornalistas não faz deles exímios conhecedores de equipamento. Ao mesmo tempo, sei que tudo deve funcionar sem muitos transtornos e para a maioria dos internautas tricolores.

Em termos de organização de conteúdo, falta mais vídeos, falta mais fotos, falta aumentar bastante a seção de história do GRÊMIO, assim como possuir um arquivo digital de todos os gols narrados por rádio e também televisionados.

Também falta maior agilidade na resposta ao internauta que manda alguma mensagem para o seu time do coração. Mas esses problemas todos são perdoáveis, à medida que o processo de naturalização das ferramentas de interação mediada por computador por parte de jornalistas que não foram culturalmente forjados a partir da lógica da sociedade em rede ainda tenham muito o que aprender.

Mas a direção é essa.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,034 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: