A REVOLUÇÃO SÓ TERÁ SUCESSO SE FOR EFETUADA EM REDE

Estou extremamente emocionado e muito, muito triste pelos acontecimentos ocorridos ontem, citados pelo Marco Weissheimer no RS URGENTE e pelo Cristóvão Feil no DIÁRIO GAUCHE sobre o assassinato, os baleados e os agredidos da Via Campesina. Leões de chácara, muito provavelmente contratados pela Syngenta e pelos latifundiários, foram brutais.

A mídia corporativa gaúcha, disparado a pior do Brasil, certamente irá utilizar argumentos baseados na “Tradição, Família e Propriedade” para justificar a ação e convencer a maior parte da sua audiência de que a intenção da multinacional e dos reacionários concentradores de riqueza era a melhor possível.

Já tentei falar com jeito diversas vezes. Agora, serei mais duro: invadir é burrice. Peitar jagunços é suicídio. Movimentos sociais precisam obedecer a lei e ser regulamentados. Atuar na clandestinidade é dar a cara a tapa gratuitamente.

Sim, sabemos que trata-se de grupos cujas demandas sociais dificilmente costumam ser atendidas pelos políticos. Sim, sabemos todos que existe carência de recursos, baixa escolaridade e um profundo desespero em função da horrorosa distribuição de renda brasileira. E estamos carecas de saber que é fundamental haver organização e procurar pressionar a sociedade.

Todavia, não há chance de sucesso se houver interrupção dos fluxos de pessoas e de veículos e desrespeito à propriedade privada. São terras improdutivas? Não geram emprego nem renda? Seu dono é estrangeiro ou é um “laranja”? Claro, todos esses são problemas que legitimariam invasões e assentamentos. Que incentivam a destruição de mudas de eucaliptos e pinus. Que provocam a necessária destruição de sementes transgênicas.

Mas não dá mais pra fazer assim. Mesmo que não haja intenção belicista ou revanchista por parte dos movimentos sociais, infelizmente, a razão precisa ser jurídica e legal, não apenas social ou moral. Afinal de contas, as leis não defendem nem atacam o que seria o justo. Legal e justo são coisas completamente diferentes.

A todos aqueles que dispõem de conhecimento técnico, conclamo que ensinem os componentes dos movimentos sociais como funcionam as leis no Brasil. Como se formou, sociológica e historicamente, a concentração de renda nas mãos de poucos no Brasil. Como trabalha a mídia corporativa no Brasil.

E, acima de tudo, que as manifestações precisam deixar carros, pessoas e trabalhadores movimentarem-se livremente; que a legitimidade da luta cresce à medida que ela se desvincula de partidos políticos e que não brada palavras de ordem ofendendo pessoas e instituições; que seu discurso não pode ser baseado no conflito entre classes mas, ao contrário, que não são contra ninguém, mas a favor deles mesmos, que pretendem agir de maneira solidária mas, infelizmente, são prejudicados por outros e precisam de uma solução para esse impasse. E que o que é bom para eles é bom para a maioria, ao contrário do procedimento de seus detratores.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS
7 comentários em “A REVOLUÇÃO SÓ TERÁ SUCESSO SE FOR EFETUADA EM REDE
  1. Hélio Sassen Paz disse:

    SAMUEL,

    Falo em TFP no sentido figurado. Não é mais aquele grupo social abastado do campo, que utilizava valores católicos para levantar sua bandeira anti-distributiva e anti-pobre. Hoje em dia, aquela casta em particular não possui muito poder de convencimento. Todavia, o discurso deles foi incorporado com outros enunciados através de diversas técnicas midiáticas, patrocinado por outros atores – hoje muito mais poderosos do que os fundadores da TFP. De qualquer forma, esse discurso de “paz” singifica paz do jeito deles, isto é, os fins justificam os meios: olho por olho, dente por dente.

    []’s,
    Hélio

  2. Samuel Norbert disse:

    Oi Hélio. Tu dizes que “movimentos sociais precisam obedecer a lei e ser regulamentados”e “a razão precisa ser jurídica e legal, não apenas social ou moral”. O problema são os cabeças-quente, os agentes pastorais e os impacientes que querem tudo prá agora. Fecho contigo de que isto é burrice.
    A respeito de que “a mídia corporativa gaúcha, disparado a pior do Brasil, certamente irá utilizar argumentos baseados na “Tradição, Família e Propriedade”(…), podes ficar tranquilo. O líder deles morreu no fim do século passado. A entidade teve um racha. Tu entras no site do novo nome dela [associação dos fundadores] vês que a entidade se modernizou. Não tem mais leão. Botam mapa do Brasil com pomba. E o discurso é pedindo paz. Soltaram a franga. Os caras tão por fora da violência aqui no rio grande.
    Samuel – RS

  3. Prezado Hélio,

    Puta distração cara, a mente da gente é coisa maluca, devo ter digitado errado dezenas de vezes, e não vó (o óbvio).

    Vamos sim trocar figurinhas, envia para meu e-mail: oluapcavalcanti@yahoo.com.br – queri falar um pouco do MSM

    Paulo

  4. Hélio Sassen Paz disse:

    Miguel,

    Novo post, explicando mais detalhadamente aquilo que tentei deixar subentendido.

    []’s,
    Hélio

  5. Hélio Sassen Paz disse:

    Paulinho,

    Gostei muito do teu blog e adicionei-o aos meus links. E a grafia correta é MIDIATIZAÇÃO e não “mediatização” como digitaste! ;)

    Não encontrei o teu endereço de e-mail nem no teu comentário, nem no teu perfil no teu blog.

    Vamos seguir trocando figurinhas! :)

    []’s,
    Hélio

  6. miguel grazziotin disse:

    Caro Helio
    Volto a me manifestar sobre este tema.
    Considero impossivel desvincular qualquer manifestação de ideologia politica, até porque, historicamente, os movimentos que provocam as manifestaçoes e lutam por mudanças possuem lideres, que em paises ditos democraticos, só poderao chegar ao poder via eleiçoes, ou seja, pertencendo a um partido. Achar que a grande midia vai respeitar os protestos porque sao “apartidarios” eu considero de uma enorme ingenuidade.Achar que qualquer açao de protesto que nao gere algum incomodo vai surtit efeito tambem. A midia que r exatamente isto: Podem protestar, mais quietinhos e sem desordem! Mesmo que a Via Campesina ou o MST,ou qualquer grupamento social que ameaçar o status quo se transformar em um grupo de escoteiros, no momento que incomodarem serao taxados de subversivos, ladroes e etc…e NUNCA terao midia positiva! Tambem considero uma sinuca…..Marx estava coberto de razao quando dizia que o proletariado jamais alcançará o poder fora a revolução…E revoluçao nao se faz com rosas.
    Tambem sei que esta via armada é inviavel, entao, observando o mundo capitalista e escravagista em que vivemos, a subversao, o protesto, pode ser o unico sinal de que ainda exite quem nao se entrega a logica do capital, fantasie ela do que quiser….mas calar os Movimentos Sociais e achar que se forem bonzinhos terao recompensa…bom….Piaget,Paulo Freire e outros nao concordariam….
    Isto é materia para um bom debate…
    Um abraço
    miguel Grazziotin

  7. Prezado Hélio,

    Encontrei uma postagem sua, no blog do Eduardo MSM, você colocou que bastava colocar a palavra “mediatização” em busca, que apareceria seus artigos sobre o tema, porém tentei e nada.

    Por favor, passe para o meu e-mail o caminho da busca, vamos trocar figurinhas sobre o tema, e sobre o MSM.

    Um abraço
    Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,583 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: