[B’07 32] FLAMENGO 2×0 GRÊMIO

GloboEsporte.com > Futebol 2007 > Brasileirão – NOTÍCIAS – Com Maraca lotado, Fla vence e sonha alto

Mais do que merecido: recorde de público pagante do Brasileirão (63189) e quase 11 mil não-pagantes, com um público total de mais de 73800 pessoas no lendário e lindo Maracanã. Uma campanha de recuperação que começou com a contratação do bom Ibson e da volta do técnico-psicólogo-paizão-botequeiro-carioca da gema Joel Santana ao comando técnico. Único clube a não perder nenhuma partida para o virtual bicampeão São Paulo. Muita raça e, mesmo sem craques, apresenta disposição, lealdade e iniciativa jogando no Rio de Janeiro.

Este é o Clube de Regatas do Flamengo. Amado pela maioria, odiado por poucos e respeitado por todos. O clube do povo, o mais querido do Brasil, mais do que qualquer outro clube, neste momento, merece classificar-se para a Libertadores 2008.

Sua tarefa foi facilitada pela lentidão com que o TRICOLOR DOS PAMPAS conduz a bola em um meio de campo carente de habilidade e de inteligência. Do ponto-de-vista físico, falta reflexo, velocidade de movimentação e estatura no setor que tanto serve para dar o primeiro combate evitando o ataque adversário como também é responsável pelos principais contra-ataques e pelo controle da posse de bola. Este é um fator importantíssimo para quem pretende classificar-se novamente para a Libertadores com chances REAIS de conquistá-la: a escolha de atletas pelo biotipo e pela índole, desde Osvaldo Rolla na década de 1960 não pode mais ser posta em segundo plano quando se planeja montar um grupo de trabalho.

Falta dinheiro? Falta. O adversário, quando é mandante, costuma tomar a iniciativa de atacar? Claro que sim. Apesar dos pesares, o GRÊMIO ainda está bem colocado e com chances de classificação à Libertadores 2008? Disso ninguém duvida. E tudo o que foi conquistado apesar de tantas limitações desde novembro de 2005 não conta? Conta.

Porém, o valor da ascensão gremista desde o título brasileiro da Série B, do bicampeonato rural 2006-2007 e do vice-campeonato sul-americano em 2007 contam somente para a história. O que era suficiente em um nível de exigência menor, agora é passado, pois o parâmetro é bem mais alto. Seja por falta de opção ou por confiança no que eles ajudaram o GRÊMIO a realizar há um ou dois anos atrás, há vários jogadores que não nos servem mais como titulares. E há reservas que não merecem vestir o nosso manto sagrado.

A luz amarela acendeu-se a partir do horroroso empate em pleno Olímpico Monumental contra o modestíssimo Atlético-MG, ainda correndo perigo de rebaixamento. Ao invés de trabalhar com mais afinco para garantir um respiro que teria nos dado uma segurança maior até mesmo para agüentarmos uma derrota para o Palmeiras ou, como hoje, para o Flamengo, ali faltou poder mental para o time se impor.

Não dá mais para confiar no grito da Geral nem no aproveitamento amplamente positivo dentro do Olímpico: insisto em dizer que o cerco está fechando, que não há mais adversário fraco e que não podemos mais errar.

O Náutico ainda não está livre, mas quase. Em 2005, não conseguimos vencê-los nenhuma vez em nossa casa (2×2 em maio e 1×1 em novembro pela Série B). Embora a realidade seja totalmente diferente, os dirigentes e alguns poucos remanescentes da Batalha dos Aflitos irão utilizar esses fatores como motivação do Timbu no próximo domingo. E eles têm um jogador que nós precisávamos muito ter, porém não temos em nosso plantel: um centroavante DE VERDADE, efetivo e eficiente como Beto Acosta, e um dos melhores laterais direitos do país na atualidade, Sidny. Eu vi esses dois jogadores e também o outro lateral, Júlio César encararem o até então vice líder Cruzeiro dentro do Mineirão, garantindo um belo empate em 2×2.

O Flamengo, que passou a ser também um candidato à última vaga para a Libertadores 2008, agora corre por fora como mais um time que o GRÊMIO precisa secar, já que a diferença diminuiu para apenas dois pontos.

O Flamengo é um seriíssimo oponente, pois venceu recentemente os clássicos contra o Fluminense (já classificado para a Libertadores como campeão da Copa do Brasil), Vasco e encarou São Paulo e Grêmio de igual para igual. Ao mesmo tempo, vejo uma queda difícil de ser contida do Cruzeiro nesta reta final e a ascensão do Palmeiras. GRÊMIO e Santos continuam ganhando em casa e perdendo fora. Se os dois ratearem, o Flamengo ultrapassa pela curva externa e deixa os dois no vácuo.

A estréia do menino Danilo Rios foi pífia. E, dadas as limitações de todas as combinações de atacantes tentadas nos últimos jogos, apesar de suas limitações, por acaso Ramon está lesionado?

E o jovem voluntarioso e de bom passe com boa estatura chamado Adilson? Está lesionado ou tem sido preterido por uma falha de critério de Mano Menezes?

O GRÊMIO PRECISA FAZER UMA AUTO-REFLEXÃO URGENTEMENTE.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , ,
Publicado em ATIVISTAS
2 comentários em “[B’07 32] FLAMENGO 2×0 GRÊMIO
  1. Gremista Vigilante disse:

    Na mesma matéria há uma menção aos problemas físicos do Ramon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,127 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: