[CAN’08] CAMARÕES SEM NGOM KOME E MEYONG ZÉ


BBC SPORT | Football | African | No Nations Cup for Cameroon duo

Embora os Leões Indomáveis estejam entre os maiores favoritos para a conquista da Copa Africana de Nações (CAN) que se avizinha em janeiro de 2008 por terem classificado-se com a melhor campanha do continente na fase de grupos eliminatória, a derrota na última rodada para a lanterna Guiné Equatorial em Malabo deixou enormes seqüelas entre a FECAFOOT (Federação Camaronesa de Futebol) e o Ministério dos Esportes.

Segundo o site BBC Sport, o ministro Augustin Edjoa suspendeu da seleção camaronesa por SEIS MESES aos jogadores Daniel Ngom Kome e Meyong Ze. Motivo: ambos foram para a balada na véspera da derrota por 1×0 lá mesmo no pequeno país vizinho (um dos raros da África que fala espanhol).

A notícia no site fala que o ministro não revelou o teor da indisciplina cometida pelos dois bons jogadores. No entanto, um repórter de TV confessou tê-los encontrado em uma danceteria.

Daniel Armand Ngom Kome nasceu no dia 19/05/1980 e atua no Real Valladolid da segunda divisão da Espanha com a camisa nº14. Ele atua no país desde 1999 e possui passaporte espanhol. Possui 17 gols marcados com a lendária camiseta dos Leões Indomáveis. Em 1999-2000, esteve no Real Madrid B. Em 2000-2001, atuou pelo mesmo Levante do seu companheiro de festas e de seleção. Jogou apenas sete vezes e não compareceu junto às redes adversárias. De 2001 a 2004, vestiu a camisa do Numancia, onde disputou 89 jogos e fez 12 gols. Na temporada 2004-2005, vestiu as cores do Getafe em 20 partidas, deixando sua marca duas vezes. Em 2005-2006, atuou pelo Murcia, com três gols marcados em 32 jogos. No início da temporada seguinte, ainda em 2006, jogou apenas cinco partidas pelo Mallorca, sem nenhum gol marcado. Seus direitos federativos ainda estão ligados ao Mallorca, que o emprestou para o Real Valladolid onde, por enquanto, atuou apenas duas vezes, sem gols.

Albert Meyong Zé (pronuncia-se Zê) nasceu em 19/10/1980 e é centroavante do Levante da Espanha. Atuou pelos seguintes clubes: Ravenna ITA, de 1998 a 2000 (7 J, 2 G); Vitória de Setúbal POR, de 2000 a 2005 (141 J, 51 G); Belenenses POR, 2005-2006 (26 J, 17 G) e, em quase um ano e meio de Levante, disputou apenas 10 jogos e assinalou um único golzinho. Pela seleção de Camarões, marcou dois gols em 19 jogos. Meyong Zé é o reserva imediato do craque Samuel Eto’o do Barcelona, que recupera-se de uma cirurgia. Rumores pela Europa dão conta de que o jogador pode transferir-se para o Maccabi Tel-Aviv de Israel na janela de janeiro.

Ambos conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada de Sydney 2000, onde o gol da vitória nas quartas-de-final contra o Brasil deu-se em um contra-ataque na prorrogação, onde Ronaldinho  (que poderia ter-se consagrado graças ao golaço de falta que empatou o jogo quase perdido quase ao trilar do apito) quis fazer balaca ao invés de segurar a posse de bola e entregou o contra-ataque para o golaço do reserva Mbami, aos 113′, com uma bucha de fora da área.
Vanderlei Luxemburgo jamais esquecerá aquela noite de 23/09/2000 em Brisbane, Austrália…

Os dois também disputaram a Copa de 2002 na Japéia, onde quase se classificaram para a segunda fase, não fosse a única falha do voluntarioso capitão Rigobert Song (que já está na sua quarta temporada no Galatasaray da Turquia, depois de ter passado por Metz, Salernitana, Liverpool, West Ham United, Köln e Lens).

Voltando à vaca fria: Ngom Kome e Meyong Zé não jogaram contra a Guiné Equatorial porque retornaram à concentração somente na madrugada.

Apesar disso, a palavra oficial da FECAFOOT avalia que o ministro dos esportes está fazendo uma confusão de papéis através da ingerência hierárquica dentro da entidade máxima do futebol camaronês.

Ambos os atletas são importantes. No ataque, se Eto’o ainda não estiver no melhor de sua forma, seu substituto natural seria Meyong Zé. Tudo indica que o reserva do reserva não deve ser grande coisa, pois a ausência das seleções SUB-17 e SUB-20 nos últimos mundiais de ambas as categorias oferece indícios de falta de qualidade.

Esperemos. Afinal de contas, como dizia um ex-presidente do Grêmio de triste lembrança, o futebol é dinâmico.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , , ,
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: