TV PÚBLICA + TV DIGITAL: REDES DESCENTRALIZADAS = VERDADEIRA DEMOCRATIZAÇÃO

O governo que tanto apoiamos não possui nem nunca possui nenhuma espécie de programa de governo nem tampouco uma visão definida a respeito do que seria a democratização dos mídias.

Dessa forma, nem mesmo a simples aplicação de uma lei antiga de 1963 é aplicada. Caso fosse, desde 2003, todos os monopólios, oligopólios, trustes e cartéis de comunicação no Brasil já poderiam ter sido finalizados.

Estou plenamente convicto de que a visão da midiatização não existe dentro do PT, nem de nenhum outro partido de esquerda brasileiro. Eles têm é muito medo, isso, sim. Simultaneamente ao medo, acreditam saber tirar proveito da exposição midiática, quando é nítido que não sabem.

Não sabem sequer praticar a auto-preservação nem mesmo contra-atacar, pois sua operação neste campo não consegue agir através das brechas, das lacunas não-preenchidas, das saliências e das reentrâncias, enfim, da percepção de que é possível desconstruir esse discurso único através dos poucos espaços que a mídia corporativa obrigatoriamente precisa destinar à prestação de serviços comunitários.

É por aí que deveria ser aproveitado o espaço político de esquerda dentro da mídia corporativa. Seria uma medida inicial e de atuação constante.

Como isso não será feito porque é preciso fazer uma ampla análise do discurso, da grade, de conteúdo e PENSAR MUITO, a contrapartida é tentar usar uma TV pública para que exista uma mídia de alcance nacional oferecendo um contraponto ao discurso hegemônico predominantemente prejudicial às demanadas populares.

Todavia, sob os moldes nos quais está sendo concebida, temo que a TV pública brasileira já nascerá praticamente morta. Quero crer que esteja redondamente enganado e torço demais para estar errado quanto a essa questão. Porém, preciso primeiro de indícios opostos aos que chegam a mim através dos blogs (que apresentam uma visão histórica e mais aprofundada sobre esse processo) e da mídia corporativa (na qual confio apenas para amenidades).

Meu pessimismo não tem nada a ver com o fato de a sua primeira presidente, Teresa Cruvinel, ser uma funcionária de longa data da Globo, nem com o fato de haver outro “grandão” ex-Globo implantando o processo (Franklin Martins): o ponto principal é que sabemos que o sucessor de Lula será alguém de direita, com toda a certeza, e que seu partido não será nem de centro. Portanto, dentro de um ou dois mandatos, ela já estará prestando um serviço precário às demandas sociais tal qual o fazem a TV Cultura tucana e a maioria das TVEs.

Como a iniciativa em rede deve ser desburocratizada e sem a dependência de uma liderança polar, seria muito mais eficiente investir em pequenas rádios comunitárias por todo o interior e em emissoras abertas pequenas e regionalizadas que sóo recebessem anunciantes de empresas pequenas locais, cuja agenda principal fosse desenvolvida com o objetivo de bater de frente com as rádios Farroupilha, Gaúcha AM, Guaíba AM, Pampa e Band AM e com a TVCOM.

A rede seria uma só. Mas os anunciantes e a gestão seriam essencialmente locais, com o dinheiro ficando na própria sede das emissoras.

Nesse ponto, o que é lamentavelmente problemático para que se passe a pensar e agir nessa direção é a atuação de outro ex-global – este, sim, ocupando uma posição estratégica, nebulosa, pouco explicitada no poder constituído: Hélio Costa, ministro das Telecomunicações.

Por outro lado, para não ser pessimista completo e por confessar que julgo e comento com base em fatos anteriores ao funcionamento da TV digital no Brasil, pode ser que, mesmo através do padrão japonês (que é tecnicamente pior, não é o mais barato e facilita a utilização de vários canais pelo mesmo dono – daí a defesa incondicional da Globo e da RBS a esse padrão), o próprio usuário autodidata sem vínculos com a mídia corporativa possa encontrar brechas na TV digital para aí produzir conteúdo sob uma nova discursividade.

A discussão deveria ser em torno disso: um levantamento técnico, econômico, de audiência e de análise do discurso do que a mídia corporativa oferece hoje para as camadas mais populares e vasculhar as brechas que ela oferece dentro da sua própria lógica de produção na qual podemos nos inserir e, finalmente, em antever o que será possível fazer através da TV digital.

Creio que essa proposta também pode ser suficiente para financiar blogueiros competentes que estão do lado de cá do balcão, a fim de podermos ter nosso trabalho remunerado e de ensinarmos a lógica jornalística a cada blogueiro, para que a credibilidade dessa rede alternativa como forma de resistência esteja acima de qualquer suspeita.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: ,
Publicado em ATIVISTAS
Um comentário em “TV PÚBLICA + TV DIGITAL: REDES DESCENTRALIZADAS = VERDADEIRA DEMOCRATIZAÇÃO
  1. miguel grazziotin disse:

    Caro Helio,
    Este teu post me entristece….como me entristece os rumos do governo LULA.
    Acredito tambem que teremos no sucessor de LULA alguem de extrema direita fantasiado de “moderado,conciliador,administrador” pela midia. Hoje mesmo vemos nosso lider na camara trabalhando contra a fidelidade aprtidaria…Bandeira muito cara do PT… Teu post me entristece porque está cercado de razao e porque sei que nao teremos nenhuma mobilizaçao do governo federal neste rumo, e que muito menos a teremos no proximo governo..Estamos jogando fora uma chance de ouro que talvez a esquerda nunca mais terá….e nao serao os PSOis da vida que poderao responder,,,,
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: