Inquietações e Observações sobre Comunicação

Este blog ocupa grande parte do meu tempo. Comecei a escrevê-lo porque sou um cidadão inquieto, que não consegue esconder e que se orgulha muito de ter tido contato com uma formação sociológica e histórica que me deram a condição de escolher pelo lado preferencialmente esquerdo da sociedade.

Sou um profissional de Comunicação que não pretende mais fazer parte de um “mercado” publicitário que só visa o lucro e o prestígio através da marca e do porte de seus clientes. Não compactuo com essa incapacidade de distinguir um cliente honesto de um cliente desonesto sem negar-se a trabalhar para ajudar a enriquecer empresas que poluem o meio ambiente ou que tiram dinheiro fácil de pessoas humildes. Pior: mentir contra ou a favor do Estado (qualquer que seja o partido ou a ideologia que represente), seja minimizando ou supervalorizando as conquistas verdadeiras para a sociedade como um todo, seja minimizando ou supervalorizando suas falhas. Depende do interesse de quem anuncia.

Apesar desses problemas as meias-verdades da publicidade são menos nocivas do que as meias-verdades jornalísticas, pois idéias e produtos/serviços são comprados por quem quer (podendo ou não – eis uma questão de consumo consciente x consumismo). Já as notícias se propagam mais rapidamente do que uma fofoca, pois a sociedade inteira está interligada por uma rede de informações e de notícias que são rapidamente traduzidas, transmitidas e dotadas de novos sentidos em uma escala global, ao passo que a publicidade, seja ela de cunho social ou consumerista, é pontualmente dirigida para segmentos bastante específicos.

Também lamento muito a falta da prática da responsabilidade social por parte das agências de publicidade, a não ser para diminuir a sua carga tributária.

Quanto ao jornalismo, cito a frase de Paulo Henrique Amorim, que encabeça as principais matérias investigativas de denúncia da prática da Grande Mídia em seu blog Conversa Afiada:

“Em nenhuma democracia séria do mundo,  jornais conservadores, de baixa qualidade técnica – e até sensacionalistas – e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.”

Nesse ponto, resgato minha ânsia pela leitura, ânsia pelo conhecimento, ânsia pela investigação e, acima de tudo, a enorme importância que eu sempre dei para a política, que é a negociação entre contrários, visando o equilíbrio necessário a fim de tornar o mundo um lugar melhor para TODOS, SEM EXCEÇÃO, viverem.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,080 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: