[UCL E 1] BARCELONA 3×0 LYON

uefa.com

Foto perfeita: o quinteto diretamente responsável pelos três gols da incontestável vitória do Barça sobre o outrora perigoso Lyon no jogo que marcou a comemoração do cinqüentenário do Camp Nou.

Henry, apesar da dificuldade em ter que jogar fincado na área para dar espaço para Ronaldinho jogar com a costumeira desenvoltura na esquerda, marcou o terceiro gol e selou a sorte do hexacampeão francês.

Ronaldinho foi substituído pelo Orloff (‘eu sou você amanhã’) Giovani dos Santos. O menino mexicano entrou pela direita com muita velocidade, driblou um marcador e chutou com força. No rebote do goleiro francês, só pra mostrar que os nossos franceses são melhores do que os outros, Henry foi oportunista e teve apenas o trabalho de desviar a bola para o fundo das redes, com um chute rasteiro com o lado do pé esquerdo, no final do jogo.

Messi foi co-autor do primeiro gol – uma jogada onde invadiu a área da esquerda para o meio, passou por dois marcadores e cruzou para o miolo da pequena área. Lá, a azarada (ou seria estabanada?) perna do lateral-direito Clerc enganou o goleiro (que não é mais o excelente Coupet) e desviou para o fundo das redes o primeiro gol catalão.

O segundo gol foi uma jogada maravilhosa: de pé em pé, a partir da intermediária do lado esquerdo de ataque, Iniesta, Deco, Henry, Giovani e Messi para o fundo das redes. Rasteiro, em velocidade, sem dribles desconcertantes, fazendo a bola correr mais rápido que a marcação do Lyon, com todos os participantes da bela jogada extremamente bem posicionados e conscientes de onde o companheiro que iria receber o próximo passe estaria se deslocando para receber.

E saiu barato. Muito barato: primeiro, porque os blaugrana tiveram muitas chances de gol e porque Ronaldinho e Messi destruíram no 1º tempo, faltando apenas a bola ter entrado mais vezes. Segundo, porque Juninho Pernambucano não conseguiu dar suas assistências capitais (45% dos gols do Lyon saem de seus pés) e os atacantes Govou (que tem apenas velocidade e nada mais a oferecer) e Benzema (19 anos, alto, fez três gols contra o Metz pelo campeonato francês no fim de semana passado, mas sequer disse por que veio a campo hoje).

O Barça está mais forte e mais equilibrado: conforme o próprio jogador previra, o lateral-esquerdo Eric Abidal (pra mim, o melhor do mundo na atualidade) teria que marcar Govou. A bem da verdade, o ex-companheiro que mudou de ares para brilhar na Catalunha foi anos-luz melhor do que seu companheiro de seleção da França, sem chances. A segurança de Abidal na marcação é tanta que ele fica mais recuado, já dentro da área, na sobra, após o atacante aberto pela direita já ter passado pelo volante. O quarto zagueiro mexicano Rafa Márquez companha-o, porém mais perto do atacante. O bote de Abidal é perfeito: sem falta, sem carrinho, sem pirotecnia. Ele é tão alto e posiciona-se tão bem que basta apenas estender um pouco sua perna e deixar o pé firme para, logo em seguida, sair jogando.

Embora o início do campeonato espanhol esteja um pouco claudicante (3 rodadas, 1 vitória e 2 empates, vários titulares poupados e time ainda um pouco desentrosado), é lindo ver o Barcelona jogar. Pra mim, tem tudo para ser ainda melhor do que na temporada 2005/2006. Mesmo assim, temos Milan, Liverpool e Arsenal como os grandes concorrentes ao título desta temporada.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com:
Publicado em ATIVISTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: