MIGUEL E MANU: VAMOS TRABALHAR POR ESSA ALIANÇA?

DECIDI ACRESCENTAR ESTE ADENDO: DADA A FALTA DE QUADROS NO PC DO B E A IMINENTE COLIGAÇÃO COM O TENEBROSO PARTIDO DOS EVANGÉLICOS, O PTB, QUE É MAIS OPORTUNISTA DO QUE O PMDB NO GOVERNO FEDERAL, MEU VOTO VAI PARA MIGUEL ROSSETTO DO PT. SE ELE PERDER A PRÉVIA DO PARTIDO EM PORTO ALEGRE, APESAR DOS PESARES, A ALTERNATIVA TERÁ QUE SER SUA PARTIDÁRIA MARIA DO ROSÁRIO, MESMO. 

Depois de ter escrito que minha candidata à Prefeitura de Porto Alegre em 2008 seria a Manuela, acho mais sensato abraçar a causa do Jean Scharlau e do Carapuça. Do contrário, apesar dos pesares, de tantas denúncias que o RS Urgente, o próprio Carapuça, o Agente 65, o Buracos da Baltazar e o Buracos de POA têm apurado, infelizmente, acho que Fogaça vai ser bi. :”(

Pessimismo?! Medo?! Muito pelo contrário: estou pensando com meus botões e cheguei a algumas conclusões importantes:

Primeiro: a mídia golpista está mais a favor do Fumaça do que nunca, omitindo e minimizando problemas de sua gestão como nunca e supervalorizando uma quantidade ínfima de realizações voltadas para o bem comum com a maior desfaçatez. Nunca se viu isso no RS, nem mesmo na ditadura militar. Com o escabroso arrendamento da Usina do Gasômetro, um espaço público, artístico e plural, símbolo da Administração Popular agora desconstruído, assim como o fora o Largo da Epatur na comemoração da eleição do evaporante ex-senador em função da sede do PTB ficar exatamente ali, a RBS consegue, mais uma vez, levantar sua bandeira, aprumando a sua ponta para cravá-la e tomar posse da nossa capital;

Segundo: como a distribuição de renda gaúcha é a menos perversa, temos o maior percentual de classe média do país.

Terceiro: étnica e religiosamente, o RS é o estado mais reacionário, conservador e racista do país.

Os primeiros dois ítens comprovam não a midiatização da sociedade mas, sim, a midiOtização gaudéria. Aliás, um dos grandes pontos contra isso para ajudar a articularmos um pensamento de pauta única é a desconstrução sociológica que o Cristóvão Feil está fazendo da cultura gauchesca no seu Diário Gauche.

Conseqüentemente, se nós, blogueiros, não tivermos um papel preponderante pela união das esquerdas e pelo esclarecimento do nosso público em relação às mazelas das administrações Fumaça (como diz o Agente 65) e Azeda (como eu digo mas não publico pra não me incomodar; prefiro Narizinho, como dizem o Jean Scharlau e o próprio Agente) além de uma espécie de dossiê da RBS, não há a menor possibilidade de que o quadro ano que vem seja muito diferente da seguinte descrição:

– 1º TURNO: Fumaça, Manu e Rossetto – a RBS e a latifundiária e crente Record irão azucrinar dizendo que não houve nenhum conflito na administração Fumaça e que ele é um cara experiente e ponderado, que “uniu” a cidade. Manu aparecerá como a “namoradinha do RS” e como a “rainha dos ‘altinhos'” e representante da “juventude gaúcha”. Rossetto, por sua vez, será vinculado ao Governo Lula, ao MST e não haverá a menor possibilidade de alguém falar bem dele ou do PT na mídia gaúcha. Iriam para o 2º turno Fumaça e Manu. Aí, eles começariam a usar imagens de discursos dela com uma gurizada em volta, onde o Lasier Martins a compararia com algum populista barato, dizendo que falta o eleitorado “amadurecer”. Aos poucos, enquanto ela estiver pau a pau nas pesquisas com Fumaça, começa a exploração do PC do B – “ELA É COMUNISTA!”

É sempre bom lembrar que o apoio que o PT dará a ela será meio torto, fazendo cara feia. E que ela não terá espaço suficiente no 1º turno.

Provavelmente, os decadentes vociferantes e falsos esquerdistas do PDT estarão a seu lado, para garantir-lhe mais alguns minutos. Mesmo assim, só vai para o 2º turno.

Então, é fundamental que trabalhemos para que ela (que seria minha candidata a prefeita caso o vice fosse do PT) convença o seu partido a compor novamente a Frente Popular. Ela mesma precisa ter só mais quatro anos de paciência para atingir sua ambição do momento, que é encabeçar a chapa rumo ao Paço Municipal.

Prefiro ela como vice de alguém do PT, pois deveria haver unidade da esquerda. Apesar do PDT ser o que é e de ter ciúme do PT, toda a esquerda precisará do PDT, de uma forma ou de outra. O Beto Albuquerque, com ou sem os defeitos que o Cristóvão detectou nele, é uma liderança importante, pois ele mesmo sabe que não tem a menor condição nas pesquisas. Como liderança do Governo Lula, cabe a ele trabalhar nos bastidores para tornar a coesão das esquerdas uma realidade.

Então, o PT deveria, pela primeira vez na história, aceitar ter um candidato a prefeito com uma vice de outro partido, assumindo o compromisso de ser vice dela daqui a quatro anos. O partido está muito queimado para aparecer como protagonista. Então, deveria aprender um pouquinho de marketing político uma vez na vida para que as lideranças façam trégua na sua eterna disputa por vaidade e por ambição e ordene que a militância faça a campanha.

A função dos políticos, dos funcionários e dos líderes classistas filiados deverá ser tão-somente de dar apoio e costurar alianças, sem vociferar e sem criticar outras correntes. Deve prestar assessoria ao PC do B, que não soube se defender nem do Feijó no debate com a Jussara Cony (‘pergunto à candidata do PARTIDO COMUNISTA…’).

Mas que tudo o mais fique nas mãos da militância do PT, na gurizada que ama a Manuela e nos pedetistas e pessebistas, que têm maior penetração junto ao eleitor mais velho.

Blogged with Flock

Tags: , , , , , , , , , ,

Anúncios
Sobre

Prof. M.S. @heliopaz | @unisinos | @comdig | @agexcom | @jetunisinos | @cultdigitalunis | @gremiosempre | http://bitly.com/tNhPU3

Marcado com: , ,
Publicado em ATIVISTAS
6 comentários em “MIGUEL E MANU: VAMOS TRABALHAR POR ESSA ALIANÇA?
  1. Muito oportuno esse debate, Hélio. Acompanho o que foi dito aqui, acho que está preteando o olho do parelheiro petista – seja ele-ela quem fôr. Está tudo errado, e os primeiros flashes de pesquisas apontam um desastre eleitoral para o PT. A ver.

  2. miguel grazziotin disse:

    Companheiros.
    É ilusorio considerar reais as chances da Manuela como cabeça de chapa….
    A direita sionista dará corda o suficiente para a forca.
    Usará o PC do B para tentar tirar o PT do segundo truno e depois transformar a Manu numa “guria novata e ainda por cima comunista” que todos sabem come criancinhas, o muro de berlim caiu, o Fidel e o Chavez darão dinheiro para a campanha, etc… e a classe media racista, catolica e burguesa manterá Fumaça lá…..Chega de sonhos…com todos os problemas Olivio venceu Yeda em POA, nao há a menor chance de vitoria da esquerda em Porto sem o PT.

  3. Maurício disse:

    Primeiro: A prefeitura de Porto Alegre, apresenta inúmeras falhas na gestão pública – diminuição nos investimentos sociais, falta de segurança e iluminação pública, Limpeza urbana na periferia que está abandonada, a saúde em Porto Alegre sofre com os desmandos da administração.

    Segundo: Com relação a distribuição de Renda o RS, pode até ter classe média em percentual maior, e pode parecer positivo, mas é a classe que percentualmente paga a conta com o alto nivel de carga de Impostos. E Falando em Carga de Impostos, com a falta de desenvolvimento do Estado, a Classe menos favorecida e a Classe média são os grandes prejudicados.

    Terceiro: o RS tem um percentual muito alto de preconceito e de Racismo.

    Com relação a discussão sobre 2008, na minha opinião o PCdoB tem demonstrado o interesse em manter a unidade da Frente Popular, mas quem não tem demonstrado o interesse em mater a Frente é o próprio PT. Pois quem não manteve o apoio ao PCdoB na manutenção da Presidência da Câmara dos Deputados – foi o PT… Quem articulou para que a Dep. Jussara Cony, não assumisse e/ou dificultou o grupo GHC – foi o PT… Quem dificulta a unidade e aumenta a disputa nas frentes no movimento social e muitas vezes não apoia o PCdoB – foi o PT…
    Então não existe por parte do PCdoB nenhuma fúria ou ambição referente ao Paço Municipal, mas na verdade o PCdoB, através de sua representação, Dep. Manuela, boas condições para buscar desenvolver um projeto político maduro e um bom programa de gestão voltado a comunidade portoalegrense.

    Com relação a citação de muitos partidos, entendo que todas as agremiações partidarias são importantes e jogaram um papel importante para a democratização…. vale lembrar da história do PSB, e da liderança de Miguel Arraes, vale lembrar do PDT, e da liderança de Leonel de Moura Brizola, e outros que com sua contribuição lideraram importantes lutas contra o Regime Militar… só depois disto nasceu o PT… aliás vale lembrar que muitas vidas e o sangue de muitos, foram derramados, para que surgissem condições históricas e políticas para a vitória do governo Lula e para a vitória do PT…

    E com relação a acordo para que a Manuela fosse vice e daqui 4 anos ela seja a Prefeita como PT de vice… vale lembrar que o PT não cumpriu o acordo com o prórpio PT… o fortunati está até agora esperando….a a Rosário Também…

    Com relação a Candidatura eu defendo a Manuela prefeita e um vice…do PT, PSB, PDT ou MDB…base do governo Lula…

  4. Agente 65 disse:

    A cada dia nos aproximamos da possibilidade não retornarmos à prefeitura e nos inviabilizar para suceder a Tia Yeda. Discordo um pouco da opinião, pois reduz a eleição ao jogo de cena, acordos e acertos entre os partidos e o problema é BEM maior.
    O PT não tem mais trabalho de base, suas principais cabeças ou estão no parlamento ou em cargos federais. A executiva do partido é ridícula e inoperante, o partido está esfacelado e isolado politicamente.
    Não há como ganhar a eleição sem fazer uma autocrítica das razões pelas quais perdemos, sem um programa de governo consistente e sem uma política de alianças que aproxime parceiros COM votos.
    A política suicida de disputarmos sozinhos tem nos premiado com sucessivas derrotas e assim permanecerá se não percebermos que é preciso quebrar o bloco hegemônico que nos é contrário. O outro lado vai ganhar de novo!

  5. Paz e bem!

    Publiquei teu artigo no meu blog. E fiz lá como faço agora aqui os seguintes comentários:

    1 A chapa MM também é a dos meus sonhos.
    Só que talvez em ordem inversa: Manuela prefeita e Miguel, vice.

    Seria a ressurreição da Frente Popular em novas bases.

    Seria uma chapa que apontaria para o futuro em vez de uma volta à “idade de ouro”.

    Sou de opinião que Manu na cabeça neutraliza o discurso inconsequente da esquerdista Luciana Genro.

    Uma chapa em que desde logo ficaria claro uma nova relação entre aliados. Pois de fato, os governos do PT aqui em Porto Alegre tiveram pouca consideração para com eles, só lembro um fato dentre muitos:

    Em 1988 a Frente Popular foi integrada pelo PT e PCB, o Olívio elegeu-se mas na hora de compor o secretariado o aliado ficou chupando os dedos. Alguém acredita que naquela época o PT tinha quadros qualificados para todas as secretarias e o aliado não teria nenhuma pessoa qualificada?

    2 Meu pesadelo é os dois concorrerem e conseguirem ir para o 2º turno. Isto pavimentaria a reeleição da Yeda, pois as cicatrizes não se curariam até 2010.

    3 Algumas pinceladas sobre minha tragetória política:
    – Atualmente não estou filiado a nenhum partido.
    – Estive filado ao PT até ano passado.
    – Já fiz campanha para as candidaturas proporcionais: Tarso (dep. federal 1986), João Motta (vereador 1988), Estilac (estadual 1990), Rosário (vereadora 1996, estadual 1998), Maria Celeste (vereadora 2000 e 2004), Flávio Kutzi (estadual 2002), Henrique Fontana (federal 2002), Adão Pretto (federal 2006) e Raul Carrion (estadual 2006).

  6. Claudia Cardoso disse:

    Hélio, rapidamente, pois teu post é longo, escrevo mais depois. Não esqueçamos, que o PT veio com Cony como vice-governadora. Só não sei se o PCdoB tem intenções desta ordem para POA.
    :-)
    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

page views
  • 309,495 (d. 12/05/2006)
Free hit counter estatísticas heliopaz.wordpress
comentários
Suzimary em PIRÂMIDE DO CAPITALISMO (…
Ivo Antônio Barra em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
maison pereira lima em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
Francisco Reginaldo… em E-MAILS DOS MINISTROS DO …
%d blogueiros gostam disto: