[CTL] Flamengo/BRA 3×1 Maracaibo/VEN


O Clube de Regatas Flamengo segue firme na busca pela sua segunda Libertadores. Ontem à noite, no remodelado estádio Maracanã (que já foi o maior do planeta), derrotou ao fraco Maracaibo da Venezuela por 3×1.

Independentemente da fragilidade do adversário e de ter feito um segundo tempo desinteressado porque o resultado já estava praticamente garantido desde os 45′ iniciais, depois de muitos anos, parece que o rubro-negro carioca finalmente montou um bom time de futebol.

Apesar da terrível crise financeira, o presidente Márcio Braga, um veterano colecionador de títulos, trabalhou bastante para dar estabilidade e estrutura para o bom técnico Ney Franco, que veio do Ipatinga/MG como uma grande incógnita.

Depois de ter colocado o Flamengo em uma excelente posição no Brasileirão 2006 como prova de recuperação de um plantel que, se não era muito bom, também não era ruim, Ney Franco mostrou que sabe dar um padrão de jogo estável em todos os setores do campo. Sua manutenção no cargo foi decisiva para que o atual campeão da Copa do Brasil pudesse esperar por reforços que dessem ao clube condições reais de lutar pelo título máximo do continente.

O Fla tem um excelente lateral direito chamado Leonardo Moura: veloz, driblador, excelente cruzador, finalizador de respeito de longa distância e muito aplicado taticamente. É uma boa opção para o técnico da Seleção, Dunga, que tem preferido levar Maicon, da Internazionale/ITA.

O bom Renato, um exímio cobrador de faltas de longa distância e grande finalizador de fora da área, faz a ligação com competência, embora não seja craque nem esteja em nível de seleção. Caso mantenha em 2007 o bom nível técnico de 2006, dificilmente permanecerá no futebol sul-americano no ano que vem. Se bobear, só dura o 1º semestre na Gávea.

Também não me perguntem como, mas o Flamengo conseguiu dinheiro para contratar dois excelentes jogadores: o centroavante Souza, goleador do Brasileirão 2006 pelo Goiás, revelado pelo arqui-rival Vasco da Gama com uma passagem pelo Internacional, onde foi pouco e mal aproveitado; e o capitão e volante Claiton, cria colorada que já rodou bastante e veio do rival Botafogo, onde também fez um ótimo Brasileirão no ano passado.

Para fechar o primeiro turno deste grupo 5, o Flamengo viajará até Curitiba, onde enfrentará o bom Paraná Clube, líder do grupo com duas vitórias.

Será um duelo sensacional entre os dois clubes brasileiros. Mas esse post eu deixo para a semana que vem. Por hora, saliento que o Flamengo é um adversário de muito respeito e é um dos candidatos ao título da Libertadores.

Embora seja gremista e queira – mais do que nunca – libertar a América, há que se respeitar MUITO o Flamengo.

Infelizmente, a Conmebol não permite, no regulamento deste ano, o enfrentamento de dois clubes do mesmo país na final, temendo pela repetição dos dois últimos anos, com domínio total e irrestrito do Brasil. De qualquer forma, Grêmio x Flamengo numa semifinal seria o ouro.

Afinal de contas, o maior clássico brasileiro merece demais ser disputado valendo o galardão máximo possível dentro do nosso continente, extrapolando as fronteiras do nosso país.

technorati tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Blogged with Flock

Anúncios

Publicado por heliopaz

@heliopaz | cultura de fã de futebol online/offline | Educação = cultura + ato político

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: